(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

A presbiacusia e os sintomas depressivos no idoso

Presbiacusia é a perda da audição relacionada à idade, um processo natural do envelhecimento e muito comum entre os idosos. Geralmente afeta pessoas com mais de 60 anos e compromete a capacidade auditiva de forma lenta, sendo praticamente imperceptível no início. O aumento no som da televisão é um dos indicativos do início do problema.
Com o passar dos anos, a audição vai sendo ainda mais prejudicada, dificultando também a compreensão da fala. Como consequência dessas dificuldades, a pessoa acaba se afastando e evitando o convívio social, podendo apresentar sintomas de depressão devido ao isolamento. Há estudos que também relacionam a presbiacusia não tratada a doenças como o Alzheimer.
Além da depressão, a perda da audição pode causar diversos outros problemas na vida do idoso – ao sair na rua e não escutar os sons dos veículos, por exemplo. Por isso, ela pode e deve ser tratada. É importante que cuidadores e familiares estejam atentos aos primeiros sinais do problema e levem o idoso para uma consulta médica, com o objetivo de realizar uma avaliação. Em alguns casos, o aparelho auditivo é recomendado.
Saiba mais sobre este tema: http://www.sbgg-sp.com.br/pub/lexicon/perda-da-audicao/post_02_SBGG_v1