(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Cannabis pode ajudar no tratamento do Alzheimer?

Com mais de 1 milhão de pessoas vivendo com algum tipo de demência no Brasil, cresce a busca por terapias que possam amenizar os sintomas. O canabidiol (CBD), uma das várias substâncias presentes na Cannabis, pode ser uma saída.
Várias pesquisas vêm sendo feitas mundo afora, mas os especialistas ainda divergem sobre este tema. Não existem evidencias definitivas que o uso da Canabis é efetiva e segura para os idosos. Enquanto alguns afirmam que a Cannabis pode ser utilizada como um complemento do tratamento tradicional, trazendo benefícios comportamentais aos pacientes com Alzheimer e melhorando sintomas como agressividade e insônia, outros não recomendam o uso da substância, argumentando que ainda são necessários mais estudos a longo prazo para comprovar sua eficácia.
Segundo algumas pesquisas, o CBD pode evitar a criação de proteínas malformadas relacionadas ao Alzheimer. Também há associação entre  os canabinoides e a proteção às células nervosas. Mas ainda não há consenso sobre o uso da substância.
Em 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a fabricação e a venda de medicamentos à base de Cannabis, que deverão ter prescrição médica. Com a decisão, centenas de pacientes conseguiram acesso a medicamentos para tratar diversas doenças, entre elas o Alzheimer.