(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Comer bem para envelhecer melhor

Ter uma alimentação saudável deve fazer parte da rotina de todos, mas, principalmente para os idosos, esse cuidado deve ser redobrado. Com todas as mudanças enfrentadas pelo corpo, é importante ingerir alimentos naturais e nutritivos, que fortaleçam o organismo. Quando possível, o auxílio de um profissional especialista, como o nutricionista, se faz necessário para adequar o cardápio do idoso às suas necessidades.
Além disso, o idoso possui dificuldades que precisam ser levadas em consideração ao se alimentar – como mastigação e deglutição. Por isso, os alimentos devem ser bem escolhidos e preparados com cuidado.

Alimentos importantes para envelhecer bem

  • Priorize alimentos naturais, como legumes, verduras e frutas, que são ricos em vitaminas e fibras;
  • Peixes, aves, carnes e ovos são fontes de proteínas e minerais, que ajudam a manter a anemia longe;
  • O ômega 3, antioxidante importante que reduz a ação dos radicais livres e ajuda a prevenir depressão e demência, é encontrado em peixes como truta, salmão, atum e sardinha, vegetais como espinafre, brócolis, couve e rúcula, e também na chia, linhaça, castanha e em nozes;
  • É importante consumir alimentos com baixo teor de gordura, usar pouca quantidade de sal, açúcar e evitar frituras e congelados (estes últimos contém alto teor de sódio);
  • Manter uma rotina nas refeições, realizá-las com tranquilidade e mastigar bem os alimentos também são atitudes importantes para a saúde. Também não esqueça de ingerir água ao longo de todo o dia, mesmo quando não estiver com sede.

Leia também: http://www.sbgg-sp.com.br/pub/o-nutricionista-tem-papel-chave-na-longevidade/post_03_SBGG_v1