(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Como perceber se um idoso precisa de assistência

Senior Lady in Wheelchair Holding HandsCuidar de um familiar ou amigo idoso morando longe é difícil, especialmente para perceber quando a sua ajuda é necessária. Pode ser que ele peça ajuda, ou o início súbito de algum problema de saúde deixará claro que você é necessário. Mas isso nem sempre acontece, pois muitos idosos temem incomodar os amigos e familiares, então há uma grande possibilidade de que ele não peça ajuda. Se esse for o caso, é preciso que você esteja atento a alguns sinais que podem demonstrar que sua presença é necessária.

  • Sempre com a permissão da pessoa, você pode entrar em contato com vizinhos, amigos, médicos ou outros familiares que estejam mais próximos e pedir que eles avisem em caso de alguma necessidade.
  • Organize visitas periódicas. Durante as visitas, há sinais que podem denunciar se a pessoa precisa de alguma coisa. Por exemplo, se ela tem dificuldades de locomoção e a casa não tem corrimão em escada, ou se a iluminação não está adequada, bem como se há comida suficiente. Se não puder resolver, delegue a alguém próximo.
  • Tente perceber o humor e o estado geral de saúde do idoso. Mesmo um idoso com depressão pode demonstrar animação durante um telefonema ou uma visita curta, mas é mais difícil esconder sérios problemas de humor durante uma visita prolongada.

E, sempre, em caso de dúvida, os profissionais que cuidam da saúde do paciente devem ser procurados para tirar dúvidas ou ajudar se algo não estiver indo bem.