Um dos minicursos oferecidos pelo 11⁰ Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia abordará a oncogeriatria e suas especificidades. Com o intuito de unir e compartilhar conhecimento entre geriatras e oncologistas, o curso trará um panorama amplo sobre as doenças oncológicas em idosos.
“Os oncologistas se deparam cada vez mais com pacientes idosos e, muitas vezes, mais debilitados do ponto de vista funcional”, comenta a geriatra Rosmary Tatiane Arias Buse, coordenadora do minicurso no GERP.19. “Nosso objetivo é trazer esse assunto em pauta e discutir como adequar os protocolos a esses pacientes.”
A médica lembra que isso é importante, porque, ao contrário de um paciente jovem, é preciso levar a funcionalidade do paciente oncológico idoso em conta, bem como o impacto do diagnóstico para ele, que às vezes já não tem mais a família e amigos ao lado para dar apoio, além dos fortes efeitos colaterais.
“Vamos focar nesses cuidados extras que o idoso necessita, trazendo palestrantes que abordarão a avaliação de funcionalidade para o oncologista, bem como a humanização no tratamento do idoso e outros temas relacionados”, diz a geriatra.
O minicurso Oncogeriatria acontecerá na terça-feira, dia 16 de abril, durante o GERP.19.
Para saber mais sobre a programação, clique aqui.
 

Deixe um comentário