lteres paar ernhrt sich gesundA nutrição será um dos temas abordados na rodada de minicursos no primeiro dia do GERP 2015. Foi reservada uma manhã inteira para atualização sobre o tema, com patrocínio exclusivo da Abbott.
“A nutrição é um tema que permeia toda a prática médica. No entanto, a formação médica  durante a graduação nessa área é breve e superficial e está voltada particularmente para as restrições alimentares”, afirmou o geriatra Eduardo Canteiro Cruz. “Quando se trata de idosos, a quantidade de pacientes desnutridos ou em risco de desnutrição é muito grande. Portanto, conhecer sobre o assunto é fundamental para diagnosticar precocemente, intervir e/ou encaminhar prontamente ao nutricionista e usar a abordagem nutricional como ferramenta para garantir independência funcional e qualidade de vida ao paciente geriátrico.”
Segundo ele, ao contrário das aulas regulares do congresso, o minicurso envolve maior participação da plateia e maior interação entre os professores e os congressistas, o que garante um aprendizado mais dinâmico através da discussão de casos clínicos, workshop, além de aulas teóricas formais.
Cruz explicou que o minicurso apresenta um conteúdo bastante atualizado sobre o tema com linguagem simplificada e aulas objetivas.
“Ele foi elaborado a partir do TNT (Terapia Nutricional Total) Geriatrics 2.0, um programa mundial de educação na área de nutrição e envelhecimento que envolve dezenas de países, inclusive o Brasil, e cujo conteúdo foi desenvolvido por experts da Sociedade Europeia de Geriatria, os mesmos autores do Consenso Europeu de Sarcopenia (2010)”, disse.
O  minicurso irá abordar os seguintes temas: nutrição e envelhecimento, saúde oral e nutrição, intervenções nutricionais em doenças específicas (diabete, úlcera de pressão, fratura de fêmur e insuficiência renal), manejo do estado nutricional em pacientes com múltiplas comorbidades e hospitalizados e como montar um programa de cuidado nutricional que funcione na prática.