banner imunizacao 1Vacinação está diretamente ligada com qualidade de vida e prevenção de doenças. No entanto, parte da população ainda não se conscientizou da importância da vacinação, tanto a recomendada para crianças quanto para idosos.
Para as crianças, o não cumprimento do calendário de vacinação tem feito surgir doenças que já eram consideradas erradicadas. Segundo o Ministério da Saúde, os casos de coqueluche tiveram um aumento de 10 vezes no Brasil, e surtos de sarampo, em 2015, fizeram ressurgir a preocupação com a doença que não aparecia há 12 anos.
Em relação aos idosos, muitos desconhecem ou não estão conscientes de que há vacinas recomendadas para a população acima dos 60 anos. Nesse grupo, cujo sistema imunológico costuma ser mais frágil, a vacinação é essencial não só para a qualidade de vida como também para o aumento da expectativa de vida, segundo o Guia de Vacinação da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM). O mesmo Guia orienta sobre os objetivos do calendário de vacinação dos idosos:

Ministério da Saúde oferece gratuitamente um grande número de vacinas contra diversas doenças graves. Veja a seguir as que estão recomendadas para a população com 60 anos ou mais e quais estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde ou apenas nas clínicas particulares:

 
Para saber mais, consulte aqui o Guia de Vacinas da SBGG e da SBIM.