(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Vacina contra gripe – por que tomar agora?

vacinaProfissionais da saúde têm pedido para que idosos fiquem em casa, mas, desde a semana passada, solicitam que os idosos tomem a vacina contra a gripe. Pode parecer contraditório, mas não é.
“A vacinação contra gripe é importante neste momento para evitar novas infecções nesse grupo de risco, já que 70% das pessoas que tiveram gripe e complicações ano passado foram dessa faixa etária”, explica a geriatra Maisa Kairalla, presidente da Comissão de Imunização da SBGG Nacional.
Ainda que a vacina não proteja contra o coronavírus, causador da Covid-19, ela evita que os idosos peguem os vírus de gripe mais comuns no Brasil este ano, que são aqueles abrangidos pela vacina. “Dessa forma também evita-se que os idosos tenham outras gripes fortes que possam levá-los aos prontos-socorros e UBS (Unidade Básica de Saúde) que estão com atendimento voltado ao coronavírus, e exponham-se ao risco”, diz a médica. Além disso, o idoso debilitado fica mais suscetível a outras infecções, como pneumonia ou mesmo o corona.
“Por tudo isso, vale a pena a vacinação, que deve ser feita com calma, evitando aglomeração”, orienta Maisa. A médica diz que cada família deve se adequar – checar se a UBS mais próxima (ou o seguro médico) não aplica a vacina em casa, se é possível tomar dentro do carro ou ainda procurar o horário com menos fila. Em caso de fila, manter a distância mínima de dois metros da pessoa à sua frente e atrás.
As possíveis reações após a vacina são dor, inchaço e vermelhidão local, portanto, não se confundem com uma possível gripe e, assim, não há risco de o idoso ter de ir ao hospital. “Pelo contrário, com a população protegida não há confusão de sintomas de uma gripe comum com o corona, que é, na maioria das vezes febre alta e falta de ar”, explica a geriatra.
Tri ou tetravalente?
A rede pública oferece a vacina trivalente (contra três grupos ou cepas de vírus) e, a privada, em sua maioria, a tetravalente (contra quatro cepas). “Se a pessoa puder pagar a tetra, terá essa proteção maior, mas em termos de saúde, tomando a tri estará protegido contra os principais vírus da gripe”, diz a médica.
 
Acesse o site da Prefeitura de São Paulo para saber onde tomar a vacina na capital paulista.