(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Vigilância contínua contra a covid-19

Washing hands rubbing with soap man for corona virus prevention, hygiene to stop spreading coronavirusCom pouco mais de um mês de distanciamento social estabelecido pelo governo de São Paulo, não é momento de baixar a guarda em relação ao coronavírus – em especial para os maiores de 60 anos, que são classificados como grupo de risco para a covid-19, o que significa maior chance de complicações de saúde em caso de infecção com o vírus.
O geriatra Marcelo Valente, presidente da SBGG-SP, lembra que, desde o início do mês, a recomendação é de uso de máscara – ainda que seja de pano – sempre que for necessário sair de casa. “Isso é importante, mesmo sem sintomas. Um estudo chinês mostrou que é grande o número de infecções a partir de pessoas sem sintomas da doença”, afirma. A máscara pode ser feita com o que houver em casa: tecido de camiseta, calça ou mesmo pano de cozinha com um elástico de cabelo para prender a máscara atrás das orelhas.
“O ideal é que essa máscara de pano tenha pelo menos duas camadas e seja de uso individual. Ela pode ser utilizada por cerca de duas horas e depois deve ser lavada com água e sabão ou água sanitária e deixada de molho por 20 minutos”, recomenda o médico.
Já luvas não devem ser usadas. “A maioria das pessoas não tem habilidade para manusear as luvas sem se contaminar. Então acaba sendo um risco maior utilizá-las”, afirma Valente. Ele lembra que o ideal é lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos ou higienizar as mãos com álcool gel 70%.
Tudo o que for comprado – não importa se chegar em casa por delivery ou entregue pelo vizinho – deve ser higienizado. Frutas, legumes e verduras podem ser higienizados com hipoclorito (substância para desinfetar saladas) por 15 minutos antes de serem consumidas. Na falta de hipoclorito, a mistura deve ser uma colher de sopa de água sanitária por litro de água.
Já embalagens de plástico, alumínio e vidro podem ser lavadas com água e detergente. Se não puder descartá-las, embalagens de papel e papelão devem ser guardadas separadamente em local reservado e depois de manipulá-las, a pessoa deve lavar bem as mãos.