O que é
A anemia é uma condição resultante de um baixo número de glóbulos vermelhos, que são células que transportam o oxigênio para órgãos e tecidos do corpo. Isto pode acontecer por uma série de razões. A anemia é uma condição comum em adultos mais velhos, embora não seja causada pelo envelhecimento normal. E tem muitas causas, incluindo algumas que você pode controlar. Por exemplo, em pessoas mais velhas, uma dieta pobre em ferro e outros minerais pode levar a anemia. Tipos de anemia Anemia ferropriva: o ferro é um dos principais blocos de construção para a produção de células vermelhas do sangue. O ferro no seu organismo pode estar muito baixo se você está sangrando ou perdendo ferro mais rápido do que pode substituí-lo, se o seu corpo não absorve o ferro de seu alimento, ou se você não come alimentos ricos em ferro em quantidade suficiente. A baixa de ferro é uma razão muito comum para a baixa contagem de células do sangue. Anemia de doença crônica: é resultado de uma inflamação crônica causada por infecções ativas, danos nos tecidos, em várias formas de artrite, tumores benignos ou malignos, ou uma variedade de condições médicas crônicas (ou seja, de longa data). Anemia perniciosa: ocorre quando você não tem o suficiente de vitamina B 12 ou ácido fólico. Anemia hemolítica: acontece quando os glóbulos vermelhos são destruídos por uma determinada doença.
Causas e Sintomas
Em idosos, a anemia é muitas vezes o resultado de mais de uma condição que ocorre ao mesmo tempo. Estas condições podem incluir: – Diminuição da produção de glóbulos vermelhos devido a:- problemas com a função da medula óssea (local de produção do sangue)
- doenças crônicas ou inflamação
- problemas hormonais
- doença renal
- desnutrição e ingestão de alimentos pobres em ferro, vitamina B12 ou ácido fólico (folato)
- distúrbios hereditários (ou seja, existentes desde o nascimento)
- uso de medicamentos
- dependência do álcool
– Perda de sangue a partir de:
- irritação estomacal devido a medicamentos, álcool ou úlcera
- pólipos ou tumores nos intestinos
- pedras nos rins ou tumores
- câncer
- cirurgias
– Aumento da destruição de glóbulos vermelhos devido a:
- medicamentos
- distúrbios hereditários
- doença do sistema imunológico
- problemas nas válvulas do coração (que danificam as células vermelhas do sangue)
- tumores
- infecções
Anemia por deficiência de ferro Uma causa comum de anemia por deficiência de ferro é a perda de sangue crônica, geralmente a partir do trato gastrointestinal. Úlceras hemorrágicas ou pólipos, irritação crônica da mucosa do trato gastrointestinal, ou câncer causam este tipo de hemorragia interna “silenciosa”. Muitas vezes, esta perda de sangue é invisível a olho nu, mas com um teste simples, chamado de exame de sangue oculto nas fezes, seu médico pode encontrá-la. Anemia de doença crônica A anemia de doença crônica pode resultar de uma inflamação crônica causada por infecções em curso, danos nos tecidos, diversas formas de artrite, tumores benignos ou malignos, ou uma variedade de condições médicas crônicas. Essas condições causam inflamação dentro do seu corpo e não deixam sua medula óssea funcionar tão bem quanto deveria. Anemia perniciosa A anemia perniciosa é quase sempre o resultado de uma falta de vitamina B12 ou folato. Seu corpo precisa de ambas as vitaminas para a produção de células vermelhas do sangue. A deficiência de vitamina B12 torna-se muito mais comum com o avançar da idade, especialmente em mulheres com idade superior a 60. Os sinais e sintomas incluem:
- fraqueza geral do corpo
- palidez
- mudanças no sistema nervoso (alguns sinais deste incluem um andar desajeitado, ou dormência e formigamento nos braços e pernas)
- alterações comportamentais ou confusão
Anemia hemolítica A anemia causada pela destruição das células vermelhas do sangue é chamada de anemia hemolítica. Problemas com o seu sistema imunológico são muitas vezes a razão disso. Cânceres, como o linfoma ou leucemia, também destroem as células vermelhas do sangue. A anemia hemolítica também pode ser causada por doenças do sistema imunológico, como a artrite reumatoide ou lúpus, ou por medicamentos ou infecções. Os sintomas da anemia podem incluir:
- fadiga
- fraqueza
- falta de ar
- tontura
- palidez
- sensação de frio
- alterações comportamentais, tais como falta de interesse, confusão, agitação ou depressão
Se você tiver uma doença cardíaca e anemia, poderá notar um aumento da dor no peito ou inchaço em seus tornozelos. Como todos os sintomas acima também podem ser causados por outros problemas, você vai precisar ser examinado por um médico que irá realizar o exame físico e exames de sangue para determinar a existência de anemia.
Como diagnosticar
A(s) causa (s) de anemia em adultos mais velhos podem ser difíceis de diagnóstico. Muitas situações podem causar anemia em pessoas idosas, e várias delas podem ocorrer ao mesmo tempo. Se você tiver qualquer sinal de anemia, seu médico provavelmente solicitará seu histórico completo, um exame físico e uma amostra de sangue para um hemograma completo. Ele pode também analisar o seu sangue para medir as taxas de ferro, vitamina B12 e folato, e pode recomendar exames de sangue especiais para determinar quão bem seu corpo armazena e usa ferro. Seu médico pode realizar testes adicionais para determinar se você tem uma doença ou problemas subjacentes como úlceras ou pólipos, que podem causar hemorragia interna crônica. Estes testes podem incluir:- testes de sangue adicionais
- raios X
- endoscopia/ colonoscopia
- biópsia de medula óssea