(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Atenção a idosos com gordura abdominal

Doctor measuring obese man stomach.A perda repentina de peso em idosos ou a diminuição da massa muscular é sempre um motivo de alerta para familiares e cuidadores. No entanto, a gordura, em especial a abdominal, também deve ser observada com cuidado nos idosos pelo impacto que pode ter na redução da força muscular.
Ainda pouco difundida, a dinapenia é uma condição de saúde caracterizada pela perda de força muscular – e isso não implica em perda de peso ou de massa muscular. “Temos evidências de que a gordura abdominal, principalmente nos homens, aumenta o risco de diminuição da força muscular ao longo da vida e isso caracteriza o que chamamos de idoso obeso fraco”, explica o fisioterapeuta Tiago da Silva Alexandre, especialista em Gerontologia, professor da Universidade Federal de São Carlos e presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-SP.
Embora o diagnóstico ainda seja difícil, o que a família e os cuidadores precisam estar atentos é se há algum sinal de fraqueza muscular. Nesse caso, apenas um especialista pode avaliar o melhor tratamento. “Sabe-se dos riscos da gordura abdominal, mas eles são ainda maiores quando essa obesidade é somada à dinapenia”, explica o especialista. É preciso ficar atento também se a circunferência abdominal for maior de 102 centímetros para os homens e 88 para as mulheres.
Segundo os estudos de Alexandre, o idoso obeso dinapênico tem maior risco de mortalidade, bem como de sofrer quedas, de evoluir para dificuldade na execução das atividades do dia a dia assim como apresentam maiores concentrações de triglicérides, glicose, hemoglobina glicada e síndrome metabólica quando comparados a idosos apenas obesos, apenas dinapênicos ou com nenhuma dessas condições.
Uma forma de minimizar o risco é com atividade física assistida. “É difícil para o idoso ganhar massa muscular com a atividade física, mas ainda assim ela é importante e deve ser incentivada para que ele mantenha ou ganhe força muscular”, afirma o especialista.