(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Como fazer a inclusão digital de idosos

Entre os anos 2010 e 2018, o número de brasileiros conectados à internet cresceu 100%, enquanto entre os idosos foi de 1000%, segundo o instituto de pesquisa Locomotiva. Além de ferramenta de trabalho, o principal uso nessa faixa etária é para socialização. No entanto, apesar da vontade de usar as novas tecnologias, essa população tem peculiaridades para o aprendizado.
Segundo o estudo Inclusão Digital na Terceira Idade: um relato de experiência realizado no Sinttel/RS, de Márcia Cristina Moraes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), os idosos devem ser ensinados de forma diferenciada para que possam aprender de acordo com seus conhecimentos prévios e especificidades.
Segundo os autores, a inclusão do idoso no mundo digital reflete na melhoria da qualidade de vida, pois promove a socialização, amplia a comunicação com família e amigos, permite a Informação e a adaptação a novas situações do mundo contemporâneo, tornando a pessoa mais independente e autônoma.
Por isso, não desista de ensinar seu familiar idoso a usar o computador, as redes sociais e o smartphone. Pode ser difícil, mas essas dicas devem ajudar:

  • O idoso precisa sentir necessidade de usar a tecnologia. Por isso, ela precisa ser útil em seu dia a dia.
  • Os nativos digitais são muito mais intuitivos para aprender a usar novos aplicativos e ferramentas. Não é bem assim para as gerações anteriores. Então, facilite ao máximo o aprendizado e vá com calma. Ensine o passo a passo, com paciência e repetindo quantas vezes forem necessárias. Depois, peça para o aprendiz fazer do início e repetir diversas vezes até que você esteja seguro de que ele está dominando o uso básico.
  • Instale softwares de segurança nos computadores e smartphones do idoso. Ajude-o a criar uma senha forte para os serviços e como memorizá-la. Pode ser necessário anotar em um caderno que fique guardado em casa.
  • Faça-o usar o aparelho ou aplicativo. Se for um software de comunicação, por exemplo, crie uma rotina de uso entre vocês. Envie mensagens via rede sociais e posts que possam ser de interesse do novo usuário.

Com trechos adaptados do site Next Avenue