(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Dia Mundial do Alzheimer – todos precisam conhecer

september-21-is-world-alzheimers-day-bannerA data de 21 de setembro foi escolhida como o Dia Mundial do Alzheimer, dentro do mês de conscientização sobre a doença. O Alzheimer é uma condição que ainda se apresenta como desafio para os diversos envolvidos – pacientes, familiares, médicos e demais profissionais da saúde. Especialmente porque o diagnóstico não é simples e requer um conhecimento global do paciente, mais do que a consideração de sintomas de maneira isolada. “Todos os médicos e profissionais da área devem ter mais curiosidade em conhecer sobre a doença, pois eles são essenciais para o encaminhamento do paciente aos especialistas, sejam geriatras, psiquiatras ou neurologistas”, explica o geriatra Paulo Renato Canineu, professor da Faculdades de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). “Os médicos de qualquer especialidade precisam ter a sensibilidade e conhecimento para perceber que seu paciente pode ter Alzheimer, ainda que no início”, afirma.
Isso porque é bastante comum nos consultórios o comentário a respeito de esquecimentos e problemas de memória em relação aos idosos. “A maioria dos casos certamente não é Alzheimer, mas alguns certamente serão”, explica Canineu. “Por isso o médico precisa ouvir a família e contemplar o paciente, valorizando a queixa sobre a memória”.
O diagnóstico é dado a partir de uma série de elementos clínicos, embora alguns exames específicos já estejam disponíveis nos grandes centros urbanos.  Mudanças cerebrais podem ser percebidas por meio de exames de imagem avançados, apontando sinais de Alzheimer antes de qualquer sintoma da doença. “Hoje o desejável é que possamos diagnosticar na fase pré-clínica ou prodômica para conseguir garantir maior qualidade de vida por mais tempo ao paciente”, afirma o especialista.
Para saber mais sobre Alzheimer, clique nos links das reportagens a seguir:
Pesquisa abre caminho para diagnóstico precoce de Alzheimer
Reduzir o risco vascular previne demência?
Pesquisa: alterações cerebrais provocadas por gene ligado ao Alzheimer podem começar na infância
Developing Therapeutics for Alzheimer’s Disease