(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Dia Nacional de Combate ao Câncer

banner cancer 2A maior expectativa de vida da população brasileira faz com que aumente o número de casos de câncer, já que as pessoas acima dos 65 anos de idade estão mais expostas ao risco de desenvolvimento dessa doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais da metade das mortes causadas por câncer no país são nessa faixa etária – anualmente 75 mil idosos morrem no Brasil em decorrência disso.
Os cânceres mais comuns em idosos são o de pulmão, próstata, bexiga, mama, cólon e estômago. O câncer de pele do tipo não melanoma também é mais comum nessa faixa etária, sendo raramente visto em adultos jovens.
Atualmente, o fator genético não é o mais relevante no surgimento dos casos. Fatores ligados ao estilo de vida, comportamento e meio ambiente são mais decisivos. Dessa forma, boa alimentação, exercícios físicos e um ambiente que propicie uma vida social saudável, bem como psicológica são tópicos fundamentais como prevenção à doença.
Os estudos e profissionais de saúde da área de Oncologia ressaltam que hoje ter câncer não é mais equivalente a uma sentença de morte. Os tratamentos são bastante efetivos, especialmente quando tumores são detectados precocemente.
Em caso de dúvidas, procure seu médico geriatra.
Leia mais