(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

A terceira idade entra na era digital

Está comprovado: as pessoas idosas estão mais conectadas à internet. E, se antes a presença nos grupos de família do WhatsApp já era notável, com a pandemia esse processo se acelerou e elas entraram de vez na era digital.

Segundo pesquisa realizada em 2020 pela Kantar Ibope, em torno de 85% das pessoas acima de 55 anos utilizaram a internet para fazer pesquisa sobre um produto ou serviço. Dessas, 75% efetuaram suas compras pela rede.

Além disso, com a necessidade de isolamento social, o uso das redes sociais e de serviços de transmissão de conteúdo on-line (chamados serviços de streaming), como YouTube e Netflix, também aumentou.
De acordo com a pesquisa, pessoas idosas utilizam muito o Facebook – em 2020 passaram cerca de 42 horas por mês on-line nessa mídia – seguido do WhatsApp.

Entretanto, apesar de todas as facilidades, a internet pode oferecer riscos e é preciso ter alguns cuidados. Por isso, deixamos algumas dicas:
• Não clique em links enviados por mensagens ou pelo WhatsApp;
• Cuidado com notícias recebidas em grupos: verifique se são verdadeiras e só compartilhe se as fontes forem confiáveis;
• Nunca informe seus dados pessoais – como contas e senhas de banco – por telefone;
• Não clique em links de promoções ou ofertas enviadas por mensagens ou que aparecem em sites, pois podem levar a páginas fraudulentas;
• Antes de comprar algo pela internet, verifique os dados da empresa.

 

Leia também: Depressão em tempos de pandemia: como evitar