(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

O papel do geriatra e do especialista em gerontologia na promoção da saúde das pessoas idosas

Uma pesquisa divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou que a população idosa no Brasil vem crescendo a cada ano. Com mais pessoas envelhecendo, os cuidados com a saúde ganham ainda mais relevância, principalmente na prevenção de doenças que possam causar incapacidades e futuras hospitalizações.

Neste cenário entram dois profissionais muito importantes para o gerenciamento da saúde, manutenção do envelhecimento bem-sucedido e racionalização dos cuidados, a fim de evitar que o idoso se consulte com diferentes especialistas e receba orientações que possam ser divergentes: o geriatra e o especialista em gerontologia.

Mas, afinal, que papel desempenham estes profissionais na saúde das pessoas idosas?

O papel do geriatra

O geriatra é o médico especializado no tratamento das pessoas idosas, para que estas tenham um envelhecimento saudável. Ele tem como tarefa promover a saúde, prevenir e tratar doenças que possam surgir com o processo de envelhecimento, além de ser responsável pela reabilitação e pelos cuidados paliativos dos idosos.

O geriatra atua em parceria com outros especialistas e seu trabalho tem como foco os aspectos físicos do paciente, diagnosticando e tratando doenças como incontinência urinária, demências, hipertensão arterial, diabetes, entre outras.

O papel do especialista em gerontologia

Diferente da geriatria, que avalia toda a parte física, a gerontologia estuda o processo de envelhecimento como um todo, levando em consideração aspectos sociais, psicológicos e biológicos. O especialista em gerontologia pode ser formado em fisioterapia, assistência social, nutrição e outras áreas diversas, e deve obter seu título junto à SBGG. Entre suas tarefas podemos citar assistência social, atividades corporais e comportamentais, educação comunitária, adaptação de ambientes e reabilitação.

Trabalhando em parceria com o geriatra, este profissional atua nas questões multidimensionais do processo de envelhecimento, com uma abordagem interdisciplinar e enfoque na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas idosas.

Leia também:

O que é etarismo e qual seu impacto na vida do idoso?