(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

GERP 2015: lançamento de livros será uma das atrações

O 9o Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, que acontece entre 19 e 21 de novembro no Centro de Convenções Frei Caneca, também será palco do lançamento de novos livros na área do envelhecimento.
Um dos destaques será o livro “A Quarta Idade: Desafios da Longevidade” (Editora Atheneu). Seu objetivo é transmitir a visão ampla e atual dos vários aspectos do atendimento aos idosos com mais de 80 anos, grupo etário com maior aumento relativo na população. Admite-se que, nos países desenvolvidos, esse aumento corresponderá a 10% da população total no ano de 2025.
matheus papaléo, a quarta idade, o desafio da longevidadeSegundo Matheus Papaléo Netto, geriatra e um dos editores do livro, com o aumento da expectativa de vida, haverá uma necessidade cada vez maior de se abordar as questões que acometem a população com 80 anos ou mais, que foi chamada de quarta idade. “Já existem profissionais no mundo todo falando da quarta idade”, diz.
A publicação tem edição dos geriatras Matheus Papaléo Netto e Fábio Kitadai, e coedição de Renata Nogueira Salles, presidente da SBGG-SP; Christiane Mandolesi Villas Boas, médica assistente do Serviço de Geriatria e Gerontologia do Hospital do Servidor Público Municipal e do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo; e Maria Cristina Guapindaia Carvalho, psicóloga do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.
O livro é destinado a geriatras, gerontólogos, clínicos, residentes em geriatria e, por extensão, a equipe multidisciplinar que se envolve com essa assistência: psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais e cuidadores.
Outro lançamento esperado para o GERP.15 é o do livro “Cuidado Integral ao Idoso Hospitalizado” (Zagodoni Editora), que traz a atuação dos diversos profissionais no tratamento dos principais problemas relacionados aos pacientes idosos desde o momento em que são hospitalizados na enfermaria, abordando principalmente quadros de delirium, alterações psicocomportamentais das demências, quedas, iatrogenia, insuficiência cardíaca, pneumonias, infecções urinárias, úlcera por pressão, entre outros.
Capa-Mauricio e cols-Idoso hospitalizadoOs 17 capítulos que compõem a obra traz a experiência dos autores, com o objetivo de fornecer um modelo para melhorar cada vez mais o atendimento à população idosa.
O livro tem organização do geriatra Mauricio de Miranda Ventura, diretor técnico do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE); Leonardo Piovesan Mendonça, médico assistente e preceptor do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual; e Tatiana Vieira do Couto, presidente da Associação de Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo e membro do Núcleo de Segurança do Paciente do HSPE.
O lançamento dos livros será realizado após a cerimônia de abertura do evento, na tarde do dia 19 de novembro, juntamente com o coquetel de abertura. Anote na agenda!