O 9o Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, que acontece entre 19 e 21 de novembro no Centro de Convenções Frei Caneca, também será palco do lançamento de novos livros na área do envelhecimento.
Um dos destaques será o livro “A Quarta Idade: Desafios da Longevidade” (Editora Atheneu). Seu objetivo é transmitir a visão ampla e atual dos vários aspectos do atendimento aos idosos com mais de 80 anos, grupo etário com maior aumento relativo na população. Admite-se que, nos países desenvolvidos, esse aumento corresponderá a 10% da população total no ano de 2025.
Segundo Matheus Papaléo Netto, geriatra e um dos editores do livro, com o aumento da expectativa de vida, haverá uma necessidade cada vez maior de se abordar as questões que acometem a população com 80 anos ou mais, que foi chamada de quarta idade. “Já existem profissionais no mundo todo falando da quarta idade”, diz.
A publicação tem edição dos geriatras Matheus Papaléo Netto e Fábio Kitadai, e coedição de Renata Nogueira Salles, presidente da SBGG-SP; Christiane Mandolesi Villas Boas, médica assistente do Serviço de Geriatria e Gerontologia do Hospital do Servidor Público Municipal e do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo; e Maria Cristina Guapindaia Carvalho, psicóloga do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.
O livro é destinado a geriatras, gerontólogos, clínicos, residentes em geriatria e, por extensão, a equipe multidisciplinar que se envolve com essa assistência: psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais e cuidadores.
Outro lançamento esperado para o GERP.15 é o do livro “Cuidado Integral ao Idoso Hospitalizado” (Zagodoni Editora), que traz a atuação dos diversos profissionais no tratamento dos principais problemas relacionados aos pacientes idosos desde o momento em que são hospitalizados na enfermaria, abordando principalmente quadros de delirium, alterações psicocomportamentais das demências, quedas, iatrogenia, insuficiência cardíaca, pneumonias, infecções urinárias, úlcera por pressão, entre outros.
Os 17 capítulos que compõem a obra traz a experiência dos autores, com o objetivo de fornecer um modelo para melhorar cada vez mais o atendimento à população idosa.
O livro tem organização do geriatra Mauricio de Miranda Ventura, diretor técnico do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE); Leonardo Piovesan Mendonça, médico assistente e preceptor do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual; e Tatiana Vieira do Couto, presidente da Associação de Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo e membro do Núcleo de Segurança do Paciente do HSPE.
O lançamento dos livros será realizado após a cerimônia de abertura do evento, na tarde do dia 19 de novembro, juntamente com o coquetel de abertura. Anote na agenda!
- (11) 93401-9710
- sbgg-sp@sbgg-sp.com.br