(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

GERP 2015: minicurso de nutrição

lteres paar ernhrt sich gesundA nutrição será um dos temas abordados na rodada de minicursos no primeiro dia do GERP 2015. Foi reservada uma manhã inteira para atualização sobre o tema, com patrocínio exclusivo da Abbott.
“A nutrição é um tema que permeia toda a prática médica. No entanto, a formação médica  durante a graduação nessa área é breve e superficial e está voltada particularmente para as restrições alimentares”, afirmou o geriatra Eduardo Canteiro Cruz. “Quando se trata de idosos, a quantidade de pacientes desnutridos ou em risco de desnutrição é muito grande. Portanto, conhecer sobre o assunto é fundamental para diagnosticar precocemente, intervir e/ou encaminhar prontamente ao nutricionista e usar a abordagem nutricional como ferramenta para garantir independência funcional e qualidade de vida ao paciente geriátrico.”
Segundo ele, ao contrário das aulas regulares do congresso, o minicurso envolve maior participação da plateia e maior interação entre os professores e os congressistas, o que garante um aprendizado mais dinâmico através da discussão de casos clínicos, workshop, além de aulas teóricas formais.
Cruz explicou que o minicurso apresenta um conteúdo bastante atualizado sobre o tema com linguagem simplificada e aulas objetivas.
“Ele foi elaborado a partir do TNT (Terapia Nutricional Total) Geriatrics 2.0, um programa mundial de educação na área de nutrição e envelhecimento que envolve dezenas de países, inclusive o Brasil, e cujo conteúdo foi desenvolvido por experts da Sociedade Europeia de Geriatria, os mesmos autores do Consenso Europeu de Sarcopenia (2010)”, disse.
O  minicurso irá abordar os seguintes temas: nutrição e envelhecimento, saúde oral e nutrição, intervenções nutricionais em doenças específicas (diabete, úlcera de pressão, fratura de fêmur e insuficiência renal), manejo do estado nutricional em pacientes com múltiplas comorbidades e hospitalizados e como montar um programa de cuidado nutricional que funcione na prática.