(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Lançada campanha de vacinação contra a gripe 2015

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já começou. Durante o período de 4 a 22 de maio, o SUS está dando a vacina em grupos considerados mais suscetíveis, como idosos, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças entre seis meses e cinco anos, doentes crônicos, trabalhadores da saúde e populações indígenas.
A meta em 2015 é imunizar 49 milhões de pessoas. No ano passado, 44,3 milhões de pessoas receberam a vacina – 86,7% do total previsto pelo Ministério da Saúde. A dose protege contra os suptipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, mais do que evitar a gripe, o objetivo da vacinação é evitar suas complicações, como internações e óbitos. “A vacinação tem capacidade de evitar até 45% das internações e até 75% dos óbitos nos grupos prioritários. É por isso que vale a pena”, disse.
Segundo Chioro, a vacina é completamente segura. “A única exceção são para pessoas que já sabem que tem alergia severa ao ovo. Elas devem procurar o médico para ter as recomendações adequadas”, completou.
Para receber a vacina, basta procurar um posto de vacinação, com o cartão de vacinação e um documento de identificação.
Confira um dos vídeos da campanha.


 
Por Fernanda Figueiredo