(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

O nutricionista tem papel-chave na longevidade

banner nutricionista 2É indiscutível o impacto que a alimentação tem na vida de indivíduos em qualquer fase, e de seu efeito cumulativo – uma alimentação equilibrada e saudável ao longo de toda a vida traz incontáveis benefícios na idade adulta e durante o envelhecimento.
Na atenção ao idoso, a atuação do profissional da Nutrição é, portanto, essencial, e deve ocorrer de maneira integrada aos outros profissionais de saúde, também levando em conta as mudanças orgânicas, fisiológicas e metabólicas decorrentes do processo de envelhecimento.
“O nutricionista voltado ao olhar gerontológico procura aprimorar os processos de ensino e aprendizagem além das competências técnicas, bem como incorporar as necessidades de intervenções em políticas públicas de segurança alimentar específicas à população idosa”, afirma Elci Almeida Fernandes, nutricionista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e membro diretivo da SBGG-SP. “Com essa formação, o profissional nutricionista proporciona à população idosa uma melhor qualidade de vida”.
O nutricionista no atendimento ao idoso deve desenvolver uma visão global das alterações no envelhecimento de forma interdisciplinar, compreendendo que o melhor cuidado depende da junção de múltiplos conhecimentos e esforços. “O nutricionista especialista em Gerontologia sempre está criando e inovando suas ações para que possa ser um dos agentes transformadores da situação de vida dos idosos na sociedade, contribuindo para o tão almejado envelhecimento bem-sucedido”, diz Elci.