(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

OMS publica Relatório Mundial do Envelhecimento

Screen Shot 2015-10-16 at 19.33.29A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, por ocasião do Dia Mundial do Idoso, o Relatório Mundial de Envelhecimento. O documento apresenta alguns conceitos e novas formas para um envelhecimento saudável, além de recomendar mudanças profundas na maneira de formular políticas em saúde e prestar serviços de saúde às populações que estão envelhecendo. O relatório também baseia suas recomendações na análise das mais recentes evidências a respeito do processo de envelhecimento e observa muitas percepções e suposições comuns baseadas em estereótipos ultrapassados.
Segundo a publicação, o número de pessoas com mais de 60 anos será duas vezes maior em 2050, o que exigirá grandes mudanças sociais. A OMS contabiliza cerca de 900 milhões de idosos atualmente, ou cerca de 12,3% da população total. A expectativa é de que em 2050, esta fatia represente 21,5%, mais de um quinto do planeta (2 bilhões).
Por isso, a OMS propõe três grandes mudanças: tornar os lugares em que vivemos em ambientes amigáveis para as pessoas mais velhas, realinhar sistemas de saúde às necessidades dos idosos, e os governos desenvolverem sistemas de cuidados de longo prazo que possam reduzir o uso inadequado dos serviços de saúde agudos, garantindo a dignidade nos últimos anos de vida.
 
Com O Globo