(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Oportunidades para idosos são tônica de discurso da presidente da SBGG-SP

IMG_7433A necessidade se promover oportunidades para que os idosos exerçam sua cidadania e faça parte do contexto urbano foi o principal ponto destacado por Renata Salles, presidente da SBGG-SP, em seu discurso no III Congresso Municipal sobre Envelhecimento – Cidade Amiga do Idoso. A geriatra foi uma das palestrantes na cerimônia de abertura do evento, realizado no dia 03 de outubro na Câmara Municipal de São Paulo.
Cerca de 1.500 pessoas participaram do III Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo.
Em 2015 foi comemorado pelo 25o ano o Dia Internacional do Idoso e a Organização das Nações Unidas (ONU) deu enfoque especial a sustentabilidade e inclusão do idoso no meio urbano. “Mas para que isso aconteça, é importante que o idoso tenha condições de segurança, acessibilidade e inclusão”, explicou Renata. “Temos idosos cada vez mais ativos, presentes no mercado de trabalho, envolvidos em atividades voluntárias, exercendo sua cidadania. Mas para que eles tenham de fato um envelhecimento ativo e saudável, precisamos promover oportunidades.”
Também discursaram na cerimônia de abertura o vereador Gilberto Natalini, idealizador do evento; Eduardo Suplicy, secretário municipal de Direitos Humanos; Celso Jatene, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação; Artur Henrique, secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo; Rubens Casado, presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso; e o vereador Mario Covas Neto, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso e Assistência Social.
O congresso teve como tema principal a questão do financiamento tanto público quanto privado para ações de pessoas idosas, sejam na forma de produtos, serviços, políticas e boas práticas. “Reunimos aqui experts e poder público para discutirmos onde chegamos, o que falta conquistar e de que maneira podemos atingir os objetivos para essa população”, disse o vereador Gilberto Natalini, idealizador do evento.