top of page

Alzheimer – A doença e seus cuidados

  • Foto do escritor: Jean Carlo Freitas
    Jean Carlo Freitas
  • 15 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

“O Alzheimer é uma doença que acomete, além do indivíduo, seus cuidadores e familiares”, diz o geriatra Alessandro Ferrari Jacinto, professor de Geriatria da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp. Com essa convicção, obtida na prática clínica em seu consultório, o médico se uniu à jornalista Marisa Folgato, filha de uma paciente acometida por essa doença e que atuava como cuidadora da mãe, para escrever o livro Alzheimer – A doença e seus cuidados, recém-lançado pela Editora Unesp. O plano de fazer uma obra sobre o tema e voltada ao público leigo nasceu durante as consultas da mãe de Marisa, que viveu com Alzheimer por oito anos. Após a morte da paciente, o médico e a filha decidiram colocar o desejo em prática. “Há muitas obras escritas sobre isso para médicos e profissionais de saúde, por isso nossa ideia de escrever para o público em geral”, conta o geriatra. O primeiro passo foi ouvir familiares de pessoas com Alzheimer. Foram escolhidos entrevistados de diversas classes sociais – da família que vive na favela com um parente doente até aquela de classe A com acesso aos melhores recursos e tratamentos. Após as entrevistas, os autores perceberam que as queixas, angústias, dúvidas, e até a maneira como a doença se apresenta, eram as mesmas, independentemente da família. “Nessa fase, Marisa então fez uma análise dos depoimentos e eu entrei com as explicações médicas sobre as alterações provocadas pela doença, bem como o que é possível fazer para facilitar a vida de quem cuida”, conta Jacinto. Apesar do vasto conhecimento que existe hoje sobre a doença e o avanço nos tratamentos, ainda há pouco conhecimento sobre as causas do Alzheimer. Por esse motivo, tratamentos mais eficazes para a cura ou melhora da doença ainda não foram desenvolvidos. “Acredito que isso será possível a partir do momento em que soubermos mais sobre os fatores que deflagram o Alzheimer”, diz. O livro, apesar de escrito para o público leigo, também traz muitas informações de interesse dos geriatras e dos demais profissionais da saúde que lidam com o envelhecimento e com essa doença. Conhecer o lado dos cuidadores e suas dificuldades pode facilitar a comunicação com eles e ajudar nos cuidados ao paciente. Autores: Alessandro Ferrari Jacinto e Marisa Folgato Editora: Unesp Páginas: 132 Ano: 2017  

Posts recentes

Ver tudo
Geriatria: Prática Clínica

A obra, lançada no Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, em abril, em São Paulo, aborda as principais síndromes e doenças que acometem os idosos.

 
 
 
Geriatria: Prática Clínica

A obra, lançada no Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, em abril, em São Paulo, aborda as principais síndromes e doenças que acometem os idosos.

 
 
 
Elderhood

Geriatra da Universidade da Califórnia faz um ensaio sobre a velhice a partir de seus 25 anos de experiência com pacientes

 
 
 

Comments


bottom of page