A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em colaboração com representantes de sociedades de especialidades médicas latino-americanas, acabam de lançar as “Recomendações para melhorar a cobertura de vacinação de adultos na América Latina”. Organizadas com apoio da Americas Health Foundation (AHF), as medidas pretendem auxiliar na ampliação da imunização oferecida nas esferas públicas e privadas de assistência à saúde dos adultos nesses países.
As indicações foram publicadas na edição de dezembro da Revista Panamericana de Infectologia, periódico da Associação Panamericana de Infectologia. A SBGG foi a única entidade no Brasil convidada pela AHF a participar de conferência sobre o assunto, realizada no segundo semestre de 2015. Na ocasião foram definidas as estratégias que balizaram as recomendações expressas no artigo, posteriormente aprovadas por 24 diferentes sociedades de especialidades.
Para o presidente da SBGG, o geriatra João Bastos Freire Neto, o programa de imunização no Brasil é visto como uma referência para os demais países latino-americanos, graças à sua boa estrutura, ao calendário vacinal bem definido e políticas públicas bem estabelecidas. No entanto, ainda é preciso encontrar meios de expandir a disseminação de informações e consolidação da prática da vacinação de idosos, entre médicos e profissionais da saúde. “A expectativa da SBGG é que estas recomendações contribuam para ampliar o conhecimento quanto ao potencial da vacinação de idosos no Brasil como medida preventiva de doenças que podem ser evitadas por meio da imunização”, avalia Freire Neto.
Para acessar as indicações, clique aqui.
Com site SBGG
- (11) 93401-9710
- sbgg-sp@sbgg-sp.com.br