(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Soluções tecnológicas voltadas para o envelhecimento

O mercado da tecnologia associada ao envelhecimento – gerontecnologia – está em pleno crescimento. Com o envelhecimento da população, este mercado busca atender as necessidades das pessoas idosas com o auxílio da tecnologia, através de aplicativos, dispositivos e sensores de segurança, além do atendimento à distância através da telemedicina.

Em 2020 os investimentos nesse nicho foram de 550 milhões de dólares – cerca de 2 bilhões de reais – e, este ano, somente nos dois primeiros trimestres o total foi de 566 milhões de dólares. Além disso, grandes nomes da tecnologia já estão inseridos neste mercado, como Amazon e Apple. Esta segunda, aliás, disponibilizará recursos avançados de saúde através do iPhone e Apple Watch versão iOS 15, com dados compartilhados com a família ou médicos. Através do novo recurso, “Firmeza ao Caminhar”, a estabilidade, coordenação e o equilíbrio da pessoa que utiliza o aparelho serão avaliados, informando se há risco de quedas.

Em países como Canadá e Estados Unidos, a tendência de maior crescimento é a dos produtos e serviços digitais que oferecem segurança e possibilitam independência às pessoas idosas em suas casas. Alguém tem alguma dúvida de que, com tantas inovações a caminho, o futuro será das soluções tecnológicas voltadas para o envelhecimento?

Leia também: A terceira idade entra na era digital