(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Vamos falar sobre sexualidade na terceira idade?

A sexualidade na terceira idade ainda é um tabu, inclusive entre os profissionais de saúde e os próprios idosos. Mas a verdade é que a vida sexual não se encerra com o envelhecimento, por isso, precisamos falar mais sobre este assunto. Afinal, ter uma vida sexual ativa também faz parte da qualidade de vida.

O entendimento da família é fundamental!

O estereótipo de que a pessoa idosa não pode se relacionar sexualmente precisa ser derrubado, e os familiares podem colaborar: por que não é permitido aos mais velhos vivenciar seus desejos e sua libido? A sexualidade na 3ª idade não é um desvio nem deve ser vista como um desequilíbrio.

E o que as pessoas idosas podem fazer?

Mesmo com algumas dificuldades devido às alterações nas funções fisiológicas, o sexo na 3ª idade é possível e traz inúmeros benefícios para a saúde física e psicológica. E não precisa ter vergonha: (re)descubra seu corpo, mantenha o desejo aceso e resgate sua sexualidade. Mas atenção, não esqueça de se proteger e adotar prevenção combinada: o HIV, assim como outras infecções sexualmente transmissíveis, atingem qualquer idade e você também é vulnerável ao vírus.

Leia também: HIV na terceira idade: precisamos falar sobre isso