(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Dia Mundial do Idoso

Happy senior couple smiling outdoors in natureO Brasil tem muito a comemorar neste 1 de outubro, Dia Mundial do Idoso. Atualmente, 9,22% da população do país têm mais de 65 anos e, em 2060, essa porcentagem será de 25,5%. Envelhecer é um triunfo, conforme o manual de Envelhecimento Ativo da Organização Mundial da Saúde. A explicação é simples: melhores condições de saúde e o avanço da medicina propiciam à população viver mais e melhor.
A Organização Mundial da Saúde reconhece que o envelhecimento populacional é também um desafio. São necessários esforços conjuntos – individuais e dos governantes – para que a população idosa possa viver plenamente com boa saúde, exercer seus direitos e dar suas contribuições à sociedade. Ainda que fora do mercado de trabalho, os idosos têm papel preponderante na vida diária de suas comunidades. As vantagens da convivência intergeracional são inúmeras, assim como as contribuições não remuneradas que os idosos podem dar à sociedade com sua experiência e voluntarismo.
O Estado de São Paulo tem pouco mais de 10% da sua população com mais de 65 anos e é o terceiro do país em expectativa de vida, com 78,62 anos. Diante desses números, é ainda mais importante que a população se prepare em qualquer idade para chegar ao envelhecimento com bem-estar físico, mental e social, e possa exigir políticas públicas inclusivas e cidades adaptadas para essa população. A SBGG-SP tem contribuído para isso, entre outras ações, em promover a educação para o envelhecimento.
Conheça mais das ações e projetos da SBGG-SP junto ao público em geral:
Educação para o envelhecimento
Dia Mundial da Doença de Alzheimer
Cuidadores de pessoas com Alzheimer precisam de amparo
Idosos LGBT ainda são marginalizados