(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Disfagia no Idoso – Guia Prático

disfagia_livroFoi a percepção quanto à carência de materiais práticos sobre disfagia e, em especial, em idosos, que levou as fonoaudiólogas Juliana Venites, Luciane Soares e Tereza Bilton a escreverem o livro Disfagia no Idoso – Guia Prático. “A Tereza é referência em gerontologia e em disfagia e, embora tenha publicado a pesquisa dela de doutorado, não havia um material tão dirigido e voltado à prática profissional”, diz Luciane Soares, vice-presidente da SBGG-SP.
Com o objetivo de ser um material a ser utilizado na formação de especialistas em gerontologia na área de fonoaudiologia, as autoras dividiram o livro em três grandes partes. A primeira traz textos de geriatras, abordando epidemiologia, panorama do envelhecimento no Brasil, sarcopenia, entre outros temas. As geriatras Maisa Kairalla e Ana Beatriz di Tommaso, da diretoria da SBGG-SP, são algumas das médicas que assinam esses capítulos iniciais.
O segundo bloco tem como foco a fonoaudiologia – avaliação do paciente disfágico, terapias e tratamentos, inclusive aqueles que se utilizam de novas tecnologias, como bandagem elástica e eletroestimulação. “Contemplamos os diversos cenários em que esse paciente pode estar, como hospital, UTI, domicílio, ILPI, entre outros”, conta Luciane.
A terceira parte da obra aborda o paciente disfágico no atendimento fonoaudiológico em parceria multidisciplinar – com a odontologia, a fisioterapia e a nutrição. Esses capítulos são escritos por profissionais que são referências em cada uma de suas áreas.
“A ideia da abordagem multidisciplinar é que o livro seja útil para todos os profissionais da gerontologia que atuam em disfagia”, afirma Luciane.
Autoras: Juliana Venites, Luciane Soares e Tereza Bilton
Editora: Booktoy
Páginas: 240
Ano: 2018