(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

GERP 2015: novos livros

Capa_2_EdicaoNo espírito de aprendizado e troca de conhecimento, o GERP 2015 também será palco de lançamento de inúmeros livros em geriatria e gerontologia.
Um dos destaques é a segunda edição do livro “Ensinar a lembrar”, da neuropsicóloga Gislaine Gil e do geriatra e gerontólogo Alexandre Busse. A nova edição trará novas informações, como avanços nas pesquisas sobre o tratamento de pessoas com problema de memória e como lidar com as alterações de comportamento que acometem a pessoa com problemas de memória.
Segundo os autores, o guia ajudará a criar estratégias cognitivas para contornar ou minimizar os problemas de memória decorrentes de várias doenças ou mesmo devido ao envelhecimento normal.
A obra, lançada pela editora Casa Leitura Médica, assinala que cuidar de quem cuida também faz parte do sucesso na melhora da qualidade de vida da pessoa com problemas de memória. Muitas enfrentam ansiedade e angústia em relação ao futuro, ou pela vigilância que devem manter sobre a pessoa com comprometimento. Logo, mudanças comportamentais serão sugeridas para o cuidador saber o que fazer em situações em que a pessoa cuidada repete várias vezes a mesma pergunta ou resposta. O cuidador será levado a preencher uma breve escala para verificar se seu estresse é patológico e receberá informações sobre como melhorar sua qualidade de vida.
O livro também traz temas como doença de Alzheimer e o estágio que a precede, que é o comprometimento cognitivo leve. Foram abordados exames para diagnóstico, tratamento e dúvidas se a pessoa com Alzheimer pode dirigir. Ao final, o guia traz uma visão otimista nos estudos de neuroplasticidade, que é a matéria-prima atual das neurociências, para a criação de novas estratégias no tratamento de pessoa com dificuldade de memória.
A primeira edição do livro se esgotou dez meses após seu lançamento. A nova edição pode ser encontrada em livrarias como Cultura, Saraiva, Livraria da Vila e pelo site da editora.