(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Mesmo em casa, não deixe de se exercitar

Senior hispanic man sitting in paschimottanasana or Intense Dorsal Stretch poseDiariamente, médicos, profissionais da saúde e a imprensa reforçam a importância do exercício físico na saúde e no envelhecimento. Em tempos de distanciamento social por conta do coronavírus, como manter a rotina? É possível tirar férias da atividade física?
A geriatra Amanda Santoro Fonseca Bacchin, membro da diretoria da SBGG-SP, diz que não. “É muito importante manter uma rotina de exercícios em casa”, afirma. Isso porque, ela reforça, a prática de atividade física traz diversos benefícios para os idosos, ajuda a manter e aumentar a massa muscular, mantém a densidade mineral óssea, melhora o equilíbrio, a coordenação e a mobilidade, diminuindo substancialmente o risco de queda, bem como melhora a função cardiovascular e respiratória. “Além disso, ajuda a manter a independência nas atividades do dia a dia, diz.
No entanto, não se pode sair por aí fazendo qualquer exercício, sem orientação de um profissional especializado e sem aval do médico, porque há risco de lesões musculares e outros problemas, em especial para quem já tem doenças crônicas associadas.
No momento, a geriatra diz que quem já era ativo antes desse período de distanciamento social e já realizou uma avaliação médica pode e deve continuar a prática de exercícios. “Os sedentários precisam ir com mais calma”, explica Amanda, lembrando que, em qualquer caso, é importante associar os exercícios à prática de alongamento e moderar nas cargas. “No YouTube (veja abaixo alguns links com programação de exercícios para idosos fazerem em casa) há programas especiais para idosos fazerem em casa, é uma boa opção neste período que vivemos”, orienta.
A médica chama a atenção para a importância de se evitar fazer exercícios nos aparelhos em praças neste momento de pandemia da Covid-19. “Apesar de serem ao ar livre, há o risco de contaminação dos aparelhos, pois sabemos que o coronavírus sobrevive muitas horas no ambiente, dependendo do material. Por isso, neste momento, os idosos não devem sair de casa, mas não devem deixar de se exercitar. Façam exercícios em casa, se possível”, aconselha.
Assista a esses vídeos com dicas de exercícios a serem feitos em casa:
Alongamento e exercícios práticos

Coronavírus: idosos podem fazer exercícios simples em casa

Exercícios para fazer em casa