(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Terceira idade na Virada da Saúde

A Virada da Saúde, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo e do Instituto Saúde e Sustentabilidade, começou na terça-feira, dia 7, com uma programação inovadora e lúdica, e se estenderá até o dia 12. São mais de 600 atividades acontecendo pela cidade.
O evento aborda diversos associados à saúde em todos os seus aspectos e disponibiliza atividades para o participante em diferentes locais da capital paulista, a exemplo da Virada Cultural e da Virada Esportiva, precursores nesse modelo de evento.
Os temas são divididos em quatro grandes categorias: educação, bem-estar, cultura e médico-assistencial. Entre os assuntos abordados incluem-se mobilidade, incontinência urinária, doenças, higiene, sexualidade, Alzheimer, SUS, qualidade de vida, atividade física, depressão, entre outros.
O resultado vem sendo considerado muito positivo, principalmente por ser sua primeira edição. “A repercussão tem sido alta. Está atendendo às nossas expectativas e sendo bem divulgada. A imprensa e as pessoas estão aparecendo nos eventos”, contou a gestora de comunicação Carol Gutierrez.
A saúde na terceira idade é um dos destaques entre as atividades do evento. Diversos grupos e instituições envolvidos com o cuidado do idoso reuniram esforços para desenvolver ações que engajam e educam o público a respeito das necessidades dessa parcela da população.
Um exemplo disso é a sessão “Cuidando da Saúde na Terceira Idade”, que acontecerá amanhã, no dia 10/04, a partir das 10h, no Parque da Água Branca. Trata-se de uma roda de conversa desenvolvida a partir da colaboração entre a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), o Ateliê Oral e a Telehelp. A ação conta com apoio do Projeto Velho Amigo e da Congregação Israelita Paulista.
“É importante tratar esse tema porque a proposta do evento é discutir a saúde no espaço urbano, e o envelhecimento é um fenômeno que acontece majoritariamente nas cidades”, afirma Antônio Leitão, especialista em geriatria e gerontologia e um dos idealizadores da sessão. “A qualidade de vida dos idosos é muito impactada pelos recursos que estão no entorno, como a mobilidade urbana, a poluição atmosférica e condições climáticas.”
“Cuidando da Saúde na Terceira Idade” trará rodas de conversa sobre a saúde bucal em idosos, cuidados a serem adotados quando o idoso mora sozinho e dicas e orientações sobre a prevenção do Alzheimer e os cuidados com o paciente demenciado. Especialistas nos respectivos temas participarão gratuitamente como facilitadores.
Outra atividade para esse público é resultante de uma parceria entre a entidade Projeto Calouros Brasil e a Bigfral: uma campanha para conscientização sobre incontinência urinária, que será realizada no dia 11/04 no vão livre do MASP. Nessa atividade, calouros e veteranos das faculdades de medicina e fisioterapia da Universidade Anhembi Morumbi promoverão um circuito informativo e realizarão ações para quebrar o tabu que cerca a condição.
“É gratificante o envolvimento em um projeto dessa amplitude, que visa desmistificar essa doença que já atinge mais de 10 milhões de brasileiros”, comenta Jurema de Aguiar Araújo, diretora de marketing de Bigfral.
Algumas atividades da programação exigem inscrição, pelo site ou no próprio local. Informe-se no site do evento.
Anote na agenda os próximos encontros relacionados à terceira idade:
Dia 10 de abril
10h-14h
Cuidando da Saúde na Terceira Idade
Local: Rua Ministro de Godoi, 180, Parque Água Branca, São Paulo
13h-14h
Alimentação saudável
Local: Rua Francisco José Viana, 708, São Paulo
17h-18h30
Roda de Conversa: Cuidar de pessoas no domicílio
Local: Rua Vergueiro, 1000, Centro Cultural de São Paulo, São Paulo Sala de Debate
Dia 11 de abril
10h-12h
Projeto Faça Memórias 1
Local: Av. Europa, 218 entrada Rua Alemanha 221, MuBE, São Paulo
Dia 12 de abril
14h-15h
Roda de conversa: Alzheimer
Local: Parque Previdência
Rua Pedro Peccinni, 88, São Paulo
Por Fernanda Figueiredo