Aplicativos para geriatras

appCarregar compêndios e livros pesados já não é mais uma necessidade do dia a dia dos médicos. Pelo celular já é possível acessar escalas, consultar o CID e se informar sobre as recomendações recentes das principais sociedades e associações médicas.  “Há aplicativos para manejo de síndromes geriátricas, para consultar reação adversa a medicamentos e tantos outros que têm facilitado nossa vida, embora a maioria ainda esteja disponível apenas em inglês”, diz o geriatra Fabio Campos Leonel.
O médico tem dedicado tempo de pesquisa para analisar como a tecnologia pode ajudar a Medicina e, aqui, destaca uma lista de apps que considera essenciais para os geriatras terem no celular.

  • GeriCalc

Lançado pelo Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo, o app para Android e iOS reúne escalas usadas em geriatria e em cuidados paliativos. Estão disponíveis as seguintes escalas
-Pfeffer: escala para atividades instrumentais
– Katz: escala para atividades básicas
– Morse: escala para avaliação de risco de quedas dentro do ambiente hospitalar
– GDS: Escala Geriátrica de Depressão
– IQCODE: Escala geriátrica para detecção de declínio cognitivo baseada na informação de um cuidador
– Timed Up and Go Test: escala para avaliação de quedas
– GOHAI: instrumento de auto percepção da saúde oral
– DETSKY: avaliação de risco cirúrgico
– Escore Isquêmico de Hachinsky: permite a diferenciação entre uma demência vascular da doença de Alzheimer
– Tabela para determinar doses equivalentes de opioides
– Escala de Cornell: escala desenvolvida para avaliação de depressão em idosos
– Escala de avaliação de sobrecarga do cuidador
– Escala de desempenho de Karnofsky (KPS): escala de desempenho funcional em oncologia
 

  • Geriatrics at your fingertips

Além de conter toda a informação de conteúdo da publicação impressa, o aplicativo GAYF traz ainda instrumentos de avaliação com cálculo de respostas e calculadora para as fórmulas mais usadas na área. Para iOS e Android.
 

  • AGS Geriatrics Evaluation and Management Tool (GEMS)

Traz conteúdo essencial para geriatras e para quem trabalha com idosos. Junto com o app ainda é disponibilizado um template de gerenciamento de multimorbidade. Para iOS e Android.
 

  • iGeriatrics

Com informações clínicas da American Geriatrics Society, traz uma série de facilidades ao usuário, como segurança medicamentosa, imunização para idosos, gerenciamento de fibrilação atrial e guia para prevenção de quedas, entre outros. Para iOS e Android.
 

  • UCSF NeuroExam Tutor

Desenvolvido por especialistas na área de saúde da Escola de Medicina de São Francisco, na Universidade da Califórnia, ajuda o geriatra a realizar o exame físico neurológico. Inclui casos clínicos, informação médica e uma série de vídeos de pacientes reais. O app contém descrição de como realizar mais de 50 manobras de exames físicos, terminologia e ficha de queixas neurológicas mais comuns, entre outras funcionalidades. Para iOS e Android.
 
 

  • Pain Guide: Pain Management Quick Reference

Voltado para residentes e estudantes de Medicina, esse app traz informações sobre os tipos de analgésicos e dores mais comuns. Para iOS e Android.
 
 

  • Palliate Guide

Feito para médicos e enfermeiros, o aplicativo orienta a respeito de prescrições de medicamentos em cuidados paliativos. Disponível para iOS .
 

  • Edmonton Frail Scale

Ferramenta simples que ajuda a realizar a avaliação e cálculo para fragilidade em pacientes idosos. Para iOS e Android.
 

  • Warfarin Guide

Oferece recursos essenciais para o controle sistemático de anticoagulação com Warfarina. O app foi criado por e para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais da área de saúde. Para iOS e Android.
 

  • Preop Eval

Guia para avaliar e preparar adultos para cirurgias não-cardíacas. Baseado nas diretrizes do American College of Cardiology de 2014, da European Society of Anaesthesiology de 2011 e outras. O aplicativo contém o algorítimo para avaliação cardíaca, guia para início e fim de medicações no período pré-operatório, guia para cálculo de tempo de cirurgias pós eventos cardíacos e guia de testes pré-operatórios. Para iOS e Android.