Voluntários para pesquisa e tratamento

Instituições de pesquisa no mundo todo precisam de voluntários para seus ensaios, com o objetivo de desenvolver novos protocolos de tratamento, medicamentos, ou simplesmente, acompanhar pessoas com determinados problemas ao longo do tempo para estudos de população.
Em São Paulo, alguns institutos de pesquisa estão com oportunidades abertas para voluntários para pesquisa ou atendimento gratuito. Além de ajudar o desenvolvimento de pesquisa brasileira, o voluntário tem acesso a novos tratamentos e terapias com especialistas.
Veja as oportunidades:
Universidade de São Paulo – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina

  • Novo tratamento do tabagismo: Estimulação magnética transcraniana profunda
    Critérios: Homens e mulheres fumantes, entre 22 e 70 anos de idade, que tenham consumo diário de 10 cigarros ou mais e que estejam saudáveis (com exceção daqueles que têm doença crônica controlada). Pessoas com episódios de convulsões, crise epiléptica e dor de cabeça frequentes não podem se inscrever. Também não podem participar os interessados sob uso de medicação psicotrópica, terapia de reposição de nicotina, medicamento para auxílio da interrupção do fumo, abuso ou dependência de drogas.
    Contato: 2661-5592, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. E-mail: secretaria.tabagismo@incor.usp.br

Universidade de São Paulo – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

  • Eficácia do exercício físico no controle da pressão arterial e na qualidade de vida
    Critérios: Homens e mulheres entre 30 e 65 anos de idade com hipertensão arterial (pressão alta). Somente as mulheres precisam estar em tratamento com o princípio ativo Enalapril ou Losartana. Os homens devem ser hipertensos que não usam nenhum medicamento. Nenhum voluntário deve ser fumante ou diabético. Para as mulheres, serão avaliados parâmetros cardiovasculares antes e após a menopausa. Para os homens, análise comparativa dos efeitos do treino físico aeróbico sobre as condições cardiovasculares. Os candidatos precisam também ter interesse e disponibilidade para participar de programa específico de exercícios físicos que ocorrerá no Centro de Educação Física, Esporte e Recreação (CEFER) da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto durante quatro meses, três vezes por semana.
    Contato: segunda a sexta-feira, horário comercial, (16) 3315.0742/ (16) 993091387 (com Tábata) e (16) 981066186 (Stella). E-mail: stella.philbois@usp.br

Universidade de São Paulo – Escola de Educação Física e Esporte

  • Efeitos do treinamento físico em idosos hipertensos
    Critérios: Homens e Mulheres com hipertensão arterial diagnosticada e mais de 59 anos. Os voluntários participarão gratuitamente em programa de treinamento físico durante 10 semanas (3 sessões por semana), avaliação da capacidade física e realização de exames para avaliação da saúde cardiovascular (medida de pressão arterial e eletrocardiograma).
    Contato: Leandro Brito (11) 971393962 ou 3091-8792. E-mail: leandrobrito@usp.br

 

  • Efeitos do treinamento de força na hipertensão arterial
    Critérios: Homens (30 a 65 anos) com diagnóstico de hipertensão arterial. Procedimento: Participação gratuita em programa de treinamento físico durante 10 semanas (3 sessões por semana), avaliação da capacidade física (força muscular e aptidão cardiorrespiratória) e realização de exames para avaliação da saúde cardiovascular.
    Contato: Rafael Fecchio – (11) 99181-4040. E-mail: rafael.fecchio@usp.br Julio Sousa – (11) 9 8238-3041

Universidade de São Paulo – Instituto de Psiquiatria

  • Voluntários com depressão, a partir de 60 anos
    Homens e mulheres a partir de 60 anos, que apresentem diagnóstico de depressão e tenham disponibilidade em comparecer ao IPq durante 20 (vinte) dias úteis seguidos e, depois, uma vez por semana, durante três meses, para estudo no qual será oferecido tratamento por meio de estimulação magnética transcraniana (EMTr), técnica não invasiva, que utiliza campos magnéticos para estimular pequenas regiões do cérebro. Necessário nunca ter feito tratamento com EMTr anteriormente. Não serão aceitos pacientes com demências. Inscrições para triagem pelo e-mail: pesquisa.neuropsiquiatria@gmail.com

 

  • Voluntários com depressão que não tenham apresentado resposta ao tratamento medicamentoso
    Homens e mulheres de 18 a 65 anos, com diagnóstico de depressão (transtorno bipolar ou transtorno depressivo maior), que estejam fazendo uso regular de medicamento (antidepressivo e/ou estabilizador de humor), e que não tenham apresentado resposta satisfatória ao tratamento realizado no momento, para projeto de pesquisa no qual será aplicada a estimulação magnética transcraniana (EMT) para potencialização do tratamento da depressão. Contato pelo site aqui.
  • Mulheres dependentes químicas
    Maiores de 18 anos, que apresentem dependência em álcool, crack ou cocaína, para tratamento em ambulatório específico para mulheres. O tratamento inclui atendimento médico/psiquiátrico, psicoterapia de grupo, atendimento nutricional e aconselhamento com advogados. Contato: (11) 3082-1876, segunda a quinta-feira, às 14h. Mais informações sobre o ambulatório aqui. 
  • Estresse pós-traumático
    Voluntários de 18 a 65 anos, que tenham vivenciado ou presenciado eventos traumáticos em qualquer momento da vida e que ainda se encontrem emocionalmente abalados. Serão oferecidos tratamentos médico e psicológico. I
    Contato: novasestrategias.ipq@hc.fm.usp.br
  • Voluntários com doença de Parkinson
    A Neurocirurgia Funcional do IPq busca homens e mulheres, maiores de 18 anos, com diagnóstico de doença de Parkinson, que apresentem episódios de congelamento (freezing) da marcha não controlados pelas medicações, para estudo no qual será oferecido tratamento de alterações de marcha por meio de estimulação da medula espinhal.
    Contato: rafaelbcarra@gmail.com, jana-reis@hotmail.com ou rubens_cury@usp.br
  • Jogo patológico
    Pessoas maiores de 18 anos, que apresentem compulsão por jogos de azar, a ponto de prejudicar seu trabalho, finanças ou relacionamentos.
    Contato: (11) 2661-7805, (11) 2307-7805. E -mail: proamjo.secretaria@gmail.com
  • Transtorno de escoriação
    Homens e mulheres maiores de 18 anos, que apresentem transtorno de escoriação, síndrome que leva as pessoas a cutucarem a pele compulsivamente, provocando lesões em diferentes graus, em várias partes do corpo.
    Contato: (11) 26617805. E-mail: proamiti.secretaria@gmail.com
  • Compra compulsiva
    Pessoas maiores de 18 anos, que apresentem comportamento repetitivo e crônico de gastar descontroladamente. Esses indivíduos também podem apresentar outros transtornos associados, como ansiedade, depressão e transtorno bipolar.
    Contato: (11) 26617805. E-mail: proamiti.secretaria@gmail.com
  • Furto impulsivo (cleptomania)
    Transtorno caracterizado pelo furto impulsivo de objetos desnecessários, geralmente para uso pessoal e de baixo valor monetário. O tratamento oferecido é individual, reservado e inclui psicoterapia e medicamentos.
    Contato: (11) 26617805. E-mail: proamiti.secretaria@gmail.com
  • Amor patológico
    Pessoas maiores de 18 anos, que vivenciem um relacionamento destrutivo, caracterizado pela atenção e cuidado excessivos com o parceiro, sem controle e sem liberdade de escolha, no qual o indivíduo é objeto prioritário na vida da pessoa, em detrimento de outros interesses antes valorizados.
    Contato: (11) 26617805. E-mail: proamiti.secretaria@gmail.com
  • Ciúme patológico
    Pessoas maiores de 18 anos, que percebam que seu ciúme prejudica o relacionamento amoroso de alguma forma, sendo motivo de brigas ou discussões, com queixas e reclamações sobre o ciúme excessivo do/a parceiro/a.
    Contato: (11) 26617805. E-mail: proamiti.secretaria@gmail.com
  • Automutilação
    Pessoas maiores de 18 anos, que pratiquem autolesão, sem ideação suicida.
    Contato: (11) 26617805. E-mail: proamiti.secretaria@gmail.com
  • Transtorno explosivo intermitente (pavio curto)
    Homens e mulheres maiores de 18 anos, que apresentem episódios de explosões de raiva recorrentes.
    Contato: (11) 26617805. E-mail: proamiti.secretaria@gmail.com
  • Tricotilomania
    Pessoas maiores de 18 anos, que apresentem compulsão por arrancar cabelos e/ou outros pelos do corpo.
    Contato: (11) 26617805. E-mail: proamiti.secretaria@gmail.com
  • Impulso sexual excessivo
    Homens e mulheres maiores de 18 anos, que apresentem comportamento sexual impulsivo.
    Contato: (11) 26617805. E-mail: proamiti.secretaria@gmail.com
  • Dependência tecnológica
    Homens e mulheres maiores de 18 anos, que passem horas excessivas conectados à internet, em detrimento da vida social, família, trabalho etc.
    Contato: (11) 26617805. E-mail: proamiti.secretaria@gmail.com
  • Dependência de comida
    Homens e mulheres maiores de 18 anos, com comportamento alimentar compulsivo.
    Contato: (11) 26617805. E-mail: proamiti.secretaria@gmail.com
    Instituto do Sono
    O Instituto do Sono está constantemente recrutando voluntários para suas pesquisas, com os mais variados temas. Portanto, mesmo que você não apresente um distúrbio do sono, pode se voluntariar. Para participar, é preciso preencher um pré-cadastro no site aqui.