GERP.17: Minicurso sobre diabetes na prática clínica

diabestse
Voltado para médicos, o minicurso abordará os temas mais atuais em relação ao diabetes em idosos, baseado em casos clínicos. Serão quatro temáticas em destaque. As duas primeiras, apresentadas pelos geriatras Eduardo Ferriolli e Renata Freitas Nogueira Salles, tratarão da doença em idosos com fragilidade e com demência. As outras duas, sobre novos medicamentos e insulinização, serão conduzidas pelos endocrinologistas Orsine Valente e João Eduardo Nunes Salles.
“Daremos um enfoque bastante prático para que os médicos que estiverem fazendo o minicurso consigam visualizar o paciente que atendem no dia a dia”, explica o geriatra Marcelo Valente, coordenador do minicurso.
Os temas abordados darão conta da condição mais comum hoje encontrada entre os idosos com diabetes – o da multimorbidade. “Os geriatras precisam estar a par dos tratamentos, dos novos medicamentos e das interações medicamentosas possíveis nos pacientes diabéticos e que fazem uso de remédio para demência ou fragilidade, por exemplo”, diz Valente. “Por isso a escolha desses temas.”
 
Programação:
Minicurso: Diabetes na prática clínica – Board Review
Moderador: MARCELO VALENTE (Brasil/SP)
 

  1. Fragilidade + Osteoporose e Diabetes

Palestrante: EDUARDO FERRIOLLI (Brasil/SP)

  1. Cognição e Diabetes

Palestrante: RENATA FREITAS NOGUEIRA SALLES (Brasil/SP)

Intervalo

  1. Diabetes mellitus tipo 2, Síndrome Metabólica e Obesidade: novas opções medicamentosas

Palestrante: ORSINE VALENTE (Brasil/SP)

  1. Insulinização

Palestrante: JOÃO EDUARDO NUNES SALLES (Brasil/SP)