(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

A formação de uma rede de pesquisadores em Gerontologia Social

WhatsApp Image 2019-10-21 at 17.15.56O presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-SP, Tiago Alexandre, esteve no Uruguai, neste mês de outubro, para o VIII Congreso Latinoamericano y del Caribe. Ele representa a América Latina e o Caribe na Global Social Initiative on Aging (GSIA), uma comissão da International Association for Gerontology and Geriatrics (IAGG), e viajou com o apoio da SBGG Nacional. A entidade, na figura de seus presidentes, Carlos André Uehara e Vania Herédia, demonstrou, dessa maneira, que entende e apoia o trabalho do GSIA para o desenvolvimento da pesquisa em Gerontologia Social no Brasil, América Latina e Caribe.
Alexandre teve a oportunidade de fazer diversas reuniões, especialmente com Norah Keating, presidente da GSIA, cujo objetivo é incentivar a pesquisa nos temas de Gerontologia Social. A principal vertente de trabalho tem sido a promoção de networking entre pesquisadores de todo o mundo e investimento na formação destes.
“Em uma primeira reunião, Norah e eu discutimos questões específicas sobre o Brasil e em como podemos atuar nos demais países da América Latina e Caribe para incentivar a formação de mestres e doutores em Gerontologia Social”, explica o representante do GSIA. “Em contrapartida, também abordamos de que maneira a IAGG, por meio do GSIA, poderia fomentar essa formação”, diz.
Em outra reunião, com Norah, o atual presidente da IAGG John W. Rowe e o presidente eleito para 2021-2025 José Ricardo Jauregui, Alexandre e outros especialistas da América Latina discutiram as estratégias a serem desenvolvidas e o planejamento para os próximos dois anos, estabelecendo metas para ampliar a pesquisa em Gerontologia Social até o Congresso da IAGG, que acontecerá em 2021 em Buenos Aires, na Argentina.
O Brasil teve, ainda, atenção especial no âmbito das preocupações da GSIA da IAGG. “Discutimos a possibilidade de realizar um workshop latino-americano no Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que acontecerá em 2020 em São Paulo. Nessa reunião, estiveram presentes, além de Alexandre, a própria Norah, da GSIA, e Vânia, representando a SBGG Nacional.
“Vamos abordar temas que sejam de interesse a todos os países da América Latina discutidos por representantes dos diversos países. Assim pretendemos começar a preparar o núcleo de pesquisadores que possam vir a trabalhar juntos na região, já que o foco maior da GSIA é criar uma rede de pesquisadores em todo o mundo”, explica o presidente de Gerontologia da SBGG-SP.