(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Atividades físicas são permitidas para idosos com hipertensão?

Também conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma doença que não tem cura mas que pode ser controlada por meio de um estilo de vida saudável, com a ajuda de medicamentos específicos indicados por um médico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), mais de 50% das pessoas idosas são hipertensas.
Respondendo à pergunta que abre o post, SIM, a prática regular de exercícios físicos – de forma leve ou moderada – aliada a hábitos saudáveis, traz inúmeros benefícios a pessoas hipertensas, pois reduz a pressão arterial, a gordura corporal, a glicemia e controla o colesterol. Fazer exercícios físicos regulares não só ajuda no tratamento, mas também previne o surgimento da hipertensão.
As atividades devem ter intensidade leve ou moderada e podem levar 20 ou 60 minutos por dia. Caminhada, natação, dança, aeróbica, hidroginástica, ioga e alongamento são exemplos de atividades indicadas. Importante sinalizar que, antes de iniciar as atividades, é preciso passar por uma avaliação médica para saber quais exercícios são recomendados (e qual a intensidade adequada), de acordo com o quadro de saúde da pessoa.