(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Dicas para melhorar a comunicação com seu médico

lteres ehepaar wird beratenUma boa comunicação entre você e a equipe de saúde responsável por seu cuidado – médicos, enfermeiros e outros profissionais que o atendem – é essencial para um bom atendimento.
É importante dar ao médico informações relevantes sobre você e sua saúde, de forma que ele possa proporcionar o melhor cuidado possível. Também é importante que ele explique o que você precisa fazer para se manter o mais saudável possível, numa linguagem que você consiga entender.
Abaixo você vai encontrar algumas sugestões para que a comunicação aconteça da melhor forma possível:
Antes de sua consulta
1. Faça uma lista
Visitar um profissional de saúde pode ser estressante, particularmente se você não está se sentindo bem. O estresse pode tornar mais difícil lembrar o que você precisa dizer e perguntar ao seu médico. Assim, faça uma lista e leve na consulta. Anote quaisquer problemas de saúde que você teve ou têm, e qualquer cirurgia ou outros tratamentos a que você tenha se submetido. Anote os nomes de todos os medicamentos que você tomou que causaram efeitos colaterais desagradáveis ​​ou perigosos. Se você está doente, anote todos os seus sintomas.
E não se esqueça de anotar todas as perguntas sobre a sua saúde e medicamentos que você pode ter.
2. Leve seus medicamentos, vitaminas e outros remédios
Antes de sair para a consulta, coloque todos os medicamentos controlados, medicamentos isentos de prescrição, ervas, vitaminas e outros suplementos que você toma em uma sacola. Leve-os com você e mostre-os para o seu profissional de saúde. Desta forma, ele vai saber exatamente o que você está tomando, quando e em que doses. Isto é importante porque alguns medicamentos, ervas e suplementos podem interagir com medicamentos que seu médico pode prescrever. Eles também podem afetar os resultados de alguns exames médicos.
3. Leve papel e caneta
Leve papel ou um caderno de anotações na consulta para que você possa escrever o que seu profissional de saúde lhe diz. Se você tiver problemas para lembrar mais tarde, você pode olhar para suas anotações.
4. Considere pedir a um amigo que vá com você
Um membro da família ou amigo próximo que vá com você à consulta pode trazer ao seu médico informações que você pode esquecer ou ignorar. Ele também pode ajudá-lo a lembrar o que seu profissional de saúde diz. Se você quiser discutir algo com o seu médico sozinho, você sempre pode pedir ao seu parente ou amigo para sair da sala enquanto você fazê-lo.
Durante a consulta
1. Responda às perguntas honestamente
É essencial que você responda todas as perguntas a seu médico lhe pede, mesmo se ele perguntar sobre tópicos que o deixem desconfortável, como problemas de saúde mental, bebida e sexo. Não há do que se envergonhar. Seu médico precisa de informações completas para fornecer o cuidado adequado. E tudo o que você disser a ele é confidencial.
2. Faça perguntas
Se você não entender o que seu profissional de saúde disser durante a consulta, peça-lhe para explicar. Você precisa e tem o direito de entender o que seu médico diz. É particularmente importante que você compreenda todos os tratamentos que ele recomenda. Você deve perguntar se existem riscos associados a tratamentos e se existem alternativas.
3. Mencione quaisquer tradições culturais ou religiosas que possam afetar seu cuidado
Se o seu profissional de saúde recomenda que você coma alimentos que sua religião proíbe, por exemplo, ou se você precisa de jejuar em determinada época do ano, diga a ele.
4. Repita de volta
Após seu médico explicar o que você deve fazer para se manter saudável, ou para tratar um problema de saúde, repita de volta as informações para ele, usando suas próprias palavras. Você pode começar por dizer: “Então, você está me dizendo que eu deveria …”. Se você entendeu mal o seu conselho, seu médico vai perceber isso, e esclarecer.
5. Peça instruções por escrito
Peça a seu médico que escreva as recomendações para que você possa consultar as instruções por escrito a qualquer momento.
Depois da consulta
1. Ligue para o consultório do seu médico se você não se sentir melhor, tiver uma reação ruim a medicamentos, ou perceber que esqueceu de mencionar algo
Se você não se sentir melhor depois de sua visita, ou parecer estar desenvolvendo uma reação ruim a um novo medicamento prescrito, ligue para o consultório imediatamente. Você também deve ligar se perceber, depois de sair da consulta, que você deixou de fazer uma pergunta ou não entendeu o que seu profissional de saúde disse. Peça para falar com o seu médico logo que ele estiver disponível ou peça para falar com outro profissional de saúde no consultório que pode ajudá-lo.
A comunicação entre você e seu profissional de saúde é um processo contínuo. As dicas simples acima pode ajudar a melhorar a comunicação. A melhoria da comunicação significa uma melhor compreensão, diagnóstico e tratamento.
Com Health in Aging