(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Conversando com seu médico: um guia para pessoas idosas

Competent experienced doctor using special toolFaça um plano para atualizar o médico sobre o que aconteceu desde a sua última visita.
Um plano básico pode ajudá-lo a tirar o máximo da sua consulta, caso você esteja começando com um novo médico ou continua com mesmo, mas já não o vê há algum tempo. As dicas a seguir tornarão mais fácil a comunicação entre você e seu médico sobre suas principais necessidades.
Antes da consulta de um médico, planeje o que você gostaria de discutir, como preocupações ou mudanças em sua saúde. Além disso, traga uma lista de medicamentos que você toma e de qualquer auxílio que utiliza para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua visita.
Liste e priorize suas preocupações
Faça uma lista do que você quer discutir. Por exemplo: você tem um novo sintoma sobre o qual você quer perguntar ao médico? Você quer tomar vacina contra a gripe? Você está preocupado sobre como um tratamento está afetando seu dia a dia? Se você tem muitos assuntos para discutir, coloque todos em ordem e pergunte sobre os mais importantes primeiro. Não descarte aquilo que está em sua mente até o final de sua consulta.
Leve informações com você
Alguns médicos sugerem que você coloque todos os seus medicamentos prescritos, vitaminas e remédios ou suplementos em uma sacola e leve com você. Outros recomendam que você traga uma lista de tudo que você toma e a dose de cada um. Você também deve levar seu cartão do convênio (se tiver), nomes e números de telefone de outros médicos aos quais você vai, caso o médico ainda não os tenha.
Considere trazer um membro da família ou amigo
Às vezes é útil trazer um membro da família ou amigo próximo com você. Deixe seu membro da família ou amigo saber antecipadamente o que você quer de sua visita. Seu parceiro pode lembrá-lo o que você planejou e discutir com o médico se você esquecer de algum tópico. Ele também pode tomar notas para você e ajudá-lo a lembrar tudo o que o médico disser.
Tenha certeza que você consegue ver e ouvir
Muitas pessoas mais velhas usam óculos ou precisam de auxílio de algum aparelho para ouvir. Lembre-se de levar seus óculos à consulto com o médico. Se você tiver um aparelho auditivo, certifique-se de que ele está funcionando bem. Avise o médico se você tem dificuldade para ver ou ouvir. Por exemplo, você pode dizer: “Não consigo entender tudo o que você está dizendo por causa da minha audição. Fale um pouco mais devagar”.
Atualize o médico
Atualize seu médico sobre o que aconteceu em sua vida desde a sua última visita. Se você teve que ir ao pronto-socorro ou a algum especialista por causa de algum problema, informe o médico. Mencione também quaisquer mudanças que você tenha notado em seu apetite, peso, sono ou nível de energia. Conte ainda sobre quaisquer alterações recentes nas medicações que você toma ou os efeitos que tiveram em você.
 
Começando com um novo médico
Sua primeira consulta é um bom momento para conversar com o médico e sua equipe sobre alguns conceitos básicos de comunicação.
Nome ou sobrenome – Quando você vir o médico e o pessoal do consultório, apresente-se e informe-os com o nome que prefere ser chamado. Por exemplo: “Olá, meu nome é João” ou “Bom dia, meu nome é Chico Flores. Por favor, me chame de Chico”. 
Pergunte sobre o funcionamento do consultório – Saiba quais são os dias mais ocupados e quais são os horários melhores para telefonar. Pergunte o que fazer se houver uma emergência ou se precisar de um médico quando o consultório estiver fechado.
Compartilhe sua história médica – Fale ao médico sobre suas doenças, operações, condições médicas e outros médicos que você vê.
Compartilhe nomes de médicos anteriores – Dê ao novo médico todos os nomes e endereços de seus médicos que lhe atenderam antes, especialmente se eles estão em uma cidade diferente. Isso é para ajudar o seu novo médico obter cópias de seus registros médicos.
 
Texto traduzido. Para ler o original em inglês, acesse aqui.