(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Critérios de Beers 2015: versão atualizada e expandida

A Sociedade Americana de Geriatria (AGS, na sigla em inglês) divulgou no início de outubro uma versão atualizada e expandida dos critérios de Beers. Os critérios de Beers são listas de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos que não estão em hospice ou recebendo cuidados paliativos e uma das ferramentas de referência mais citadas na geriatria. A AGS também divulgou novos recursos, incluindo uma lista de terapias alternativas para medicamentos potencialmente inapropriados e orientações mais detalhadas sobre melhores práticas para implementar as recomendações da AGS – todas elas disponíveis gratuitamente no www.geriatricscareonline.org
Um painel de 13 especialistas reunidos pela AGS identificou mais de 40 medicamentos ou classes de medicamentos potencialmente problemáticos, que foram organizados em cinco listas. Atualizadas de versões anteriores dos critérios de Beers da AGS, duas listas detalham medicamentos potencialmente inapropriadas para a maioria dos idosos ou para idosos com condições específicas; uma lista adicional descreve certos medicamentos que só devem ser usados com considerável cautela. Duas novas adições aos critérios de Beers da AGS 2015 incluem uma lista específica de combinações medicamentosas que podem levar a interações prejudiciais, bem como uma síntese separada de medicações que deveriam ser evitadas ou dosadas de maneira diferente para pessoas com função renal comprometida.
Reconhecendo que idosos, profissionais de saúde e planos de saúde podem se beneficiar de sugestões para alternativas baseadas em evidências para medicamentos potencialmente inapropriados, o painel de especialistas também trouxe a primeira lista da AGS com opções alternativas de medicamentos e tratamentos fora do escopo farmacêutico. Usado juntamente com os critérios de Beers, essa lista de alternativas proporciona orientação adicional para clínicos e seus pacientes idosos.
O painel de especialistas revisou mais de 6.700 estudos clínicos e pesquisas de uma amostra de mais de 20 mil artigos publicados desde a última atualização dos critérios de Beers em 2012. As revisões do painel trazem listas específicas de medicamentos que podem ser prejudiciais a idosos. Como parte da atualização de 2015, os critérios de Beers agora incluem:

  • Orientações separadas sobre como evitar 13 combinações de medicamentos conhecidos por causar “interações droga-droga” prejudiciais.
  • Três novas medicações e duas novas “classes” de medicações adicionadas a listas de alerta para a maioria dos idosos e para aqueles com questões de saúde específicas.
  • Atualizações para remover diversas medicações dos critérios de Beers, seja porque não estão mais disponíveis ou porque a condição subjacente que tratavam não se limita apenas a idosos.
  • Inúmeras modificações nas recomendações de medicamentos potencialmente inapropriados trazidos nos critérios de Beers de 2012.

 
Com American Geriatrics Society