Ensinar a lembrar – Guia prático para ajudar a reconhecer e melhorar problemas de memória

Ensinar a lembrarEsquecer nome de pessoas é normal? Não se lembrar de dar um recado é comum? E repetir várias vezes o mesmo assunto? Essas e outras queixas sempre trazem muitas dúvidas na distinção do que é normal e do que é representativo de uma doença. Com certeza, distinguir não é uma tarefa fácil.
Este guia foi escrito para ajudar a reconhecer, por meio de uma testagem rápida, pessoas que supostamente possam ter queixas de memória patológica. Ajudará a criar estratégias cognitivas para contornar ou minimizar os problemas de memória decorrentes de várias doenças ou mesmo devido ao envelhecimento normal.
Cuidar de quem cuida também faz parte do sucesso na melhora da qualidade de vida da pessoa com problemas de memória. Muitas enfrentam ansiedade e angústia em relação ao futuro, ou pela vigilância que devem manter sobre a pessoa com comprometimento. Logo, mudanças comportamentais serão sugeridas para o cuidador saber o que fazer em situações em que a pessoa que está sendo cuidada repete várias vezes a mesma pergunta ou resposta. O cuidador será levado a preencher uma breve escala para verificar se seu estresse é patológico e receberá informações sobre como melhorar sua qualidade de vida.
Não foram deixados de lado temas como doença de Alzheimer e o estágio que a precede, que é o comprometimento cognitivo leve. Foram abordados exames para diagnóstico, tratamento e dúvidas se a pessoa com Alzheimer pode dirigir. Ao final, o guia traz uma visão otimista nos estudos de neuroplasticidade, que é a matéria-prima atual das neurociências, para a criação de novas estratégias no tratamento de pessoa com dificuldade de memória.
Psiquiatria
Autores:
Alexandre Leopold Busse e Gislaine Gil
Editora: Casa Leitura Médica
Páginas: 181
Ano de lançamento: 2013