(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Envelhecer com fibromialgia: a dor como companheira

livro_fibromialgiaA vivência profissional como assistente social, como colaboradora do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, além da trajetória acadêmica e de pesquisadora fortemente associada aos aspectos relacionados ao envelhecimento, levaram a autora a questionar, refletir e mergulhar nas profundezas da dor na tentativa de compreender e apontar saídas para quem sofre desse mal “invisível”.
A fibromialgia, uma dor que se instala no corpo e permanece, tem características peculiares. Acomete principalmente as mulheres. Provoca impacto negativo no cotidiano das pessoas. Compromete a capacidade de desenvolver atividades rotineiras e manter relacionamentos saudáveis. Acaba afastando a pessoa do trabalho e a leva ao isolamento.
A autora revela que a dor, qualquer dor, quando não controlada, torna-se crônica e assume a forma de um “ente” que invade, toma conta do corpo e da alma de forma lenta e insidiosa, transformando o dia a dia de quem a carrega no desafio de Sísifo, aquele que leva sua dor para cima e para baixo sem esperança de cura.
 
Autora: Maria Angélica Hayar
Editora: Portal Edições Envelhecimento
Páginas: 236
Ano: 2016