(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Estimulação cognitiva em idosos – Ênfase em memória

O objetivo do livro Estimulação Cognitiva em Idosos – Ênfase em Memória é utilizar os recursos mais atuais e contemporâneos da estimulação cognitiva para reabilitar ou minimizar o tão comum déficit de memória encontrado em idosos com 60 ou mais anos.
Os capítulos apresentam didática que associa os conceitos relacionados ao déficit cognitivo e aqueles que se aplicam à prática da reabilitação.
O texto aborda inicialmente os aspectos gerais do envelhecimento cognitivo e sociodemográfico, seguindo para o estudo específico das habilidades cognitivas e o treino próprio de algumas delas. O livro continua com a valorização da aplicação dos instrumentos e baterias cognitivas para detecção de possíveis déficits e comprometimentos no idoso.
Por fim, destacam-se técnicas de treino cognitivo e programas concebidos para grupos de idosos com características próprias: analfabetos, hipertensos, diabéticos, acometidos pela doença de Alzheimer, com comprometimento cognitivo leve, e acrescenta o planejamento das atividades indicadas para o trabalho com indivíduos ou grupos.
O livro é voltado para pesquisadores e profissionais de saúde, que atendem pacientes idosos: geriatras, gerontólogos, neurologistas, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas, e terapeutas ocupacionais atuantes na cognição.
Autores: Franklin Santana Santos, Thaís Bento Lima-Silva, Evany Bettine de Almeida, Eduardo Moreira de Oliveira
Editora: Atheneu
Páginas: 192
Ano de lançamento: 2013