(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

GERP.19 – Minicurso de transição hospitalar abordará a necessidade de orientação às famílias

Nurse sitting on a hospital bed next to an older woman helping hands, care for the elderly conceptO idoso tem alta hospitalar e, embora com complicações, é enviado para casa e a família não sabe o que fazer. Essa situação não é incomum no país, seja na rede pública hospitalar, como na privada.
Considerando essa realidade, foi montado o minicurso Transição Hospitalar Segura, coordenado pela assistente social Naira Dutra Lemos, da Universidade Federal de São Paulo. Levando em conta a necessidade de que o idoso e seus familiares tenham uma orientação interdisciplinar no momento da saída hospitalar, o minicurso trará profissionais da geriatria e da gerontologia para abordar as demandas e os aspectos a serem avaliados no planejamento da alta.
“Esse processo, se bem compreendido e com ações efetivas, pode facilitar e muito a adaptação do idoso em seu novo cenário pós-alta, seja em casa ou em uma clínica”, afirma Naira. Do contrário, o paciente e os familiares saem do hospital sem orientação, o que pode prejudicar muito a saúde do idoso e causar uma nova internação.
“Nossa pretensão é abordar um tema de extrema importância e absolutamente atual, de maneira a transpor para a prática cotidiana as diversas possibilidades de intervenção nos processos de desospitalização”, explica a especialista.
Quando: 16/04, das 8h30 às 12h30.