Warning: session_start(): open(/var/lib/php73/session/sess_d5f9491e712ad9e1a8158fd36c61a543, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/9/41/79/sbgg-sp/public_html/wp-content/plugins/pixelyoursite/includes/class-pys.php on line 206

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php73/session) in /home/storage/9/41/79/sbgg-sp/public_html/wp-content/plugins/pixelyoursite/includes/class-pys.php on line 206
GERP.19 – Workshop sobre estimulação cognitiva traz aspectos práticos sobre o tema - SBGG-SP

GERP.19 – Workshop sobre estimulação cognitiva traz aspectos práticos sobre o tema

alzheimerNa terça-feira, 16 de abril, entre 8h30 e 12h30, acontecerá no GERP.19 o workshop Reabilitação Cognitiva, coordenado pela terapeuta ocupacional Mariela Besse. Com foco mais prático do que os minicursos, o objetivo é que os congressistas tenham participação mais ativa no debate do tema.
“Queremos orientar os profissionais que ali estarão para que possam repassar esse conhecimento para o cuidador, seja ele familiar ou contratado, porque ele é nosso parceiro no cuidado com o idoso”, explica Mariela. “É de extrema importância que eles entendam o objetivo desse trabalho de reabilitação e de que forma ele pode contribuir no dia a dia, nas atividades cotidianas, para estimular as funções cognitivas”.
Serão diversas abordagens para o tema. A terapeuta ocupacional Ana Paula Loureiro Harada vai orientar o estímulo, por meio de atividades diárias como banho, alimentação e troca de roupa, das funções cognitivas que apresentam algum déficit. A neuropsicóloga Gislaine Gil tratará de como usar a tecnologia – smartphones e aparelhos em geral – para potencializar o treino cognitivo do idoso. “Não basta ter acesso à tecnologia, ela precisa ter significado e efeito”, diz Mariela.
A terapeuta ocupacional Sílvia Affini Borsoi, uma das pioneiras na criação de grupos de memórias para idosos, falará como montar um projeto do tipo e os cuidados na hora de selecionar o perfil do grupo.
Por fim, Mariela abordará, de forma mais ampla, sobre a necessidade de se valorizar o cuidador, entender suas dificuldades e como ele pode ser orientado.
 
Para saber mais sobre o GERP.19, acesse aqui.