(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

GERP 2015: minicurso de demências

Um dos destaques do primeiro dia do GERP 2015, que acontece entre 19 e 21 de novembro, serão os minicursos temáticos, que permitem uma imersão nos achados mais recentes sobre tópicos comuns no cuidado do paciente idoso, como diabetes, nutrição e vacinas.
Um dos cursos mais procurados é o de demências, que tem o patrocínio do laboratório Janssen e será realizado no dia 19 de novembro a partir das 8h30. SePeopleŒgundo a neuropsicóloga Gislaine Gil, o objetivo do minicurso de demências é oferecer aos profissionais e estudantes da área de saúde uma atualização dos conhecimentos sobre o tema.
“Isso será feito de diversas maneiras, seja apresentando a nova classificação dos quadros de Demência e Transtorno Amnéstico absorvidos pela DSM-5 com a nomenclatura de “Transtornos Neurocognitivos”, bem como os critérios diagnósticos que os permeiam, seja apresentando os melhores testes cognitivos e seus desvios padrões para a compreensão do que seria normal e patológico com o envelhecimento cerebral”, esclarece Gislaine.
“Além disso, serão apresentados outros tipos de exame, além do neuropsicológico na detecção dos transtornos neurocognitivos e novos planos de tratamento medicamentoso e não medicamentoso”, acrescentou.
No minicurso de demências o palestrante pode ser interrompido no caso de aparecimentos de dúvidas e casos clínicos de ouvintes contribuem para a exemplificação teórica, colaborando para uma maior interação entre os participantes.
A aula de Gislaine trará o tópico “Esquecimento normal e patológico”. “Como os critérios para o diagnóstico de transtornos neurocognitivos são baseados na evidência de um declínio de uma ou mais áreas de domínio cognitivo – relatado e documentado através de testes padronizados – que causam prejuízo na independência do indivíduo para as suas atividades da vida diária, abordarei testes cognitivos e escalas funcionais sugeridas para a aplicação na população brasileira, observando os aspectos quantitativos e qualitativos”, adianta.
Também participarão como palestrantes no minicurso especialistas como o geriatra João de Castilho Cação, que falará sobre “Novos critérios diagnósticos e quadro clínico da doença de Alzheimer”; Paulo Renato Canineu, geriatra e professor de gerontologia na pós-graduação em gerontologia da PUC-SP, que abordará o “Tratamento farmacológico da demência de Alzheimer”; Naira Dutra Lemos, coordenadora do PADI-Unifesp, que discutirá “O impacto da doença de Alzheimer na família: como intervir”; entre outros.