(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

GERP tem programação para a comunidade

GERP_COMUNIDADEO GERP.17 (10⁰ Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia), que será entre os dias 6 e 8 de abril, em São Paulo, trará benefícios não apenas para a comunidade de profissionais da saúde da área de Geriatria e Gerontologia. Em paralelo com a programação científica, acontece o GERP Comunidade, uma programação totalmente voltada aos idosos da cidade de São Paulo. Isso significa que enquanto geriatras e especialistas em gerontologia discutem questões como moradia e transtornos cognitivos, os idosos participam de uma agenda intensa de atividades, que incluem filmes, peças e exposições.
“Queremos ter um contato cada vez maior com a comunidade”, explica a geriatra Amanda Santoro, membro da Comissão de Eventos e Comunidade do GERP.17. “As parcerias com o Sesc, com a prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e com o CRI Norte estão sendo valiosas para que isso aconteça. E essa é também uma forma de os médicos saberem mais sobre as opções que a cidade e esses serviços oferecem ao idoso para orientarem os pacientes.”
Na quarta à tarde (05/04), um dia antes do início do congresso, a programação acontece no Sesc Pinheiros e inclui exposição, dança, banda de forró e a exibição de um documentário gravado por idosos que frequentam a instituição. “Montamos uma programação envolvendo diversas linguagens para que os idosos que vierem tenham uma tarde bastante acolhedora”, conta Cristiano Luiz Sottano, animador sociocultural do Sesc Pinheiros, responsável pela programação que será feita no local.
Os 250 idosos que participarão serão levados em ônibus pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e serão recebidos pela equipe do Sesc e do CRI Norte (Centro de Referência do Idoso da Zona Norte). Cerca de 10 colaboradores do CRI Norte, com toda sua expertise em atividades e no trato com idosos estarão no apoio para auxiliar aqueles que tiverem dificuldades de locomoção e até na organização das turmas, que serão divididas para algumas atividades.
“É muito importante essa integração da comunidade acadêmica representada pela SBGG-SP com os serviços que atendem idosos. Estamos incentivando os idosos a aproveitarem essa oportunidade para irem conhecer o Sesc”, conta Diego Félix Miguel, gestor do Centro de Convivência e Comunicação do CRI Norte.
Dineia Cardoso, supervisora de lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da prefeitura de São Paulo, concorda que é uma grande oportunidade para que os diversos atores que trabalham com a população idosa estejam juntos. “Temos uma população de 10 mil idosos que fazem atividades em nossas 46 unidades de administração. É essencial trabalharmos juntos para o benefício de todos”, afirma.
Na quinta-feira, dia 6, pela manhã, haverá ainda, no Teatro Frei Caneca, a apresentação de uma peça por idosos que abordará o tema de prevenção de quedas.
Conheça a programação:
05 de abril – quarta-feira – Sesc Pinheiros – Rua Pais Leme, 195
Dança Circular
A dinâmica da dança circular é simples. Os instrutores ensinam o passo, treina-se em roda, depois dança-se a música e aos poucos os participantes começam a internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito. As danças são de fácil aprendizado, não havendo necessidade de experiência anterior para participar.
O repertório e o som ficam a cargo dos instrutores do SESC do Núcleo Esportivo
Às 13h30 – Ginásio Ônix. 7º Andar
 
Visita Monitorada à Exposição
Todo o poder ao povo! Emory Douglas e os Panteras Negras
A mostra, com curadoria do coletivo colombiano La Silueta, representado por Juan Pablo Fajardo, apresenta um conjunto de obras criadas pelo artista Emory Douglas, no período em que era diretor artístico, designer e ilustrador do periódico The Black Panther e assumia o título de Ministro da Cultura dos Estados Unidos.
Para contextualizar a produção de Emory e contribuir para a percepção do fenômeno midiático e poder de representação do movimento dos Panteras Negras, a mostra também apresenta uma seleção de fotolivros, cartas, discos do período e fotografias do fotojornalista americano Stephen Shames.
Com equipe do Educativo da Exposição
Às 14h30. Espaço Expositivo do 2º andar
 
Sessão de CinemaO Velho e a Cidade
Após a exibição do documentário de 20 minutos produzido por idosos frequentadores do SESC Pinheiros haverá um bate papo com o personagem central, alunos da oficina e equipe realizadora para discutir a forma como os idosos interagem em relação a cidade: quais são suas dificuldades, as barreiras que encontram, os ambientes que frequentam, seus hábitos, seus limites e as violências a que são submetidos no seu dia-a-dia.
Às 14h30.  Sala de Oficinas do 2º Andar
 
Show
Bando do Seu Pereira
O Bando do Seu Pereira nasceu em plena seca paulistana e veio ao mundo com objetivos claros: difundir as maravilhas da cultura popular brasileira, fruto de anos de pesquisa de seus integrantes e também a nova safra de composições que brotam do asfalto e tratam de temas importantes do nosso tempo. Cisterna no pé, panela na mão, rabecão de 5 cordas, violão de baixaria, sanfona de botão, todas essas cores compõem a cama onde deitam e rolam as vozes do bando. 
Às 16h – Praça.
 
06 de abril – quinta-feira – Teatro do Shopping Frei Caneca – 9h às 11h – Rua Frei Caneca, 569
Prevenção de Acidentes no Envelhecimento
Teatro com atores idosos em parceria com o GERO Saúde do HCFMUSP, seguido de palestra e debate com o público presente.
 
sesc_logoimage002Logo CRI Norte Azul - curvas-01 (1)logo geriatria (1)pastedImage (1)