Anote na agenda: acontece no dia 3 de outubro o III Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo, na Câmara Municipal de São Paulo, apoiado pela SBGG-SP.
Uma iniciativa do médico e vereador Gilberto Natalini (PV-SP), o congresso chega em sua terceira edição com o tema “Ações para uma São Paulo Amiga do Idoso: quem financia?”. Segundo o site do evento, diante do rápido envelhecimento populacional por que passa o país, faz-se urgente investir em ideias para garantir, ampliar e qualificar os recursos que promovam a saúde, a qualidade de vida e o ambiente saudável para tornarmos nossa cidade ‘amiga’ de todas as idades”.
O evento é gratuito e são esperadas cerca de 800 pessoas para ouvir palestrantes como o vereador Gilberto Natalini, membro da Comissão do Idoso da Câmara Municipal de São Paulo; o vereador Mario Covas Neto – Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso e Assistência Social; Eduardo Suplicy, secretário municipal de Direitos Humanos; a geriatra Renata Nogueira Salles, presidente da SBGG-SP; o jornalista e economista Jorge Félix; entre outros.
A programação pretende discutir a economia ampliada pública e privada no universo de ações, produtos e serviços para pessoas idosas, bem como políticas e boas práticas para se viver mais e melhor, com dignidade, liberdade e participação cidadã – “Uma temática que abrange as tendências do mercado, os desafios do setor público, o envolvimento de entidades e sociedades para o encontro de soluções”, conforme explica a comissão organizadora do evento.
“É um evento importante por reunir representantes do governo municipal, ONGs, sociedade civil, sociedade médica e empresas para discutir as questões relacionadas ao envelhecimento e poder promover um envelhecimento ativo com melhor qualidade de vida aos nossos idosos. Se por um lado o envelhecimento populacional é uma conquista da humanidade, por outro lado temos uma série de desafios a serem enfrentados”, afirma Renata Salles, presidente da SBGG-SP. “O III Congresso Municipal discute neste ano a questão das fontes disponíveis de financiamento para um envelhecimento ativo. E nós da SBGG-SP esperamos ter um papel não apenas científico, mas cada vez mais um papel social.
Para saber mais acesse: www.envelhecimentoativo.com