(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

OAB-SP e SBGG-SP – parceria para fazer valer os direitos do idoso

oab_spA Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP) deu início a eventos mensais para discutir temas relacionados ao envelhecimento populacional, com apoio da SBGG-SP. A próxima discussão será em 24 de outubro, com o título “Sociedade Digital e o Idosos – Riscos e forma de prevenção”.
Em setembro, o tema foi qualidade de vida e, em agosto, a formação de redes solidárias para cuidados com os idosos.
A geriatra Maisa Kairalla, presidente da SBGG-SP, foi uma das palestrantes no evento sobre qualidade de vida e destacou a necessidade de que haja uma mudança cultural em relação ao idoso. “Em breve, os idosos serão 25% da população do país e são inferiorizados. Não há obrigatoriedade de voto para essa faixa populacional, por exemplo”, explicou.
Ela vê, portanto, como primordial que o envelhecimento seja um tema que esteja no foco da OAB-SP. “É imprescindível que a entidade fortaleça esse vínculo tanto com a SBGG nacional como com a SBGG-SP, para que os idosos tenham respaldo jurídico e, assim, sejam mais bem representados”, diz a geriatra.
Como consequência, a médica acredita que, futuramente, essa população, com apoio de entidades como a OAB-SP, possa ter mais poder para fazer valer seus benefícios e direitos previstos por lei. “A situação do idoso ainda é difícil, há um caminho a ser percorrido. Mas temos que fazer com que sejam cumpridos ao menos os direitos que constam no Estatuto do Idoso”, afirma.