(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Os sintomas inicias do Alzheimer

No Brasil, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas vivem com demência. Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, mais da metade dos casos é da doença de Alzheimer.
 
O Alzheimer – descrito inicialmente pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer – causa a degeneração das células cerebrais de forma lenta e progressiva. Com isso, as funções cerebrais ficam comprometidas, afetando a memória, a linguagem, o raciocínio, alterando o comportamento e prejudicando a vida da pessoa.
 
É preciso ficar atento aos sinais desde o início, a fim de iniciar um tratamento que possa retardar seu avanço. Porém, identificar a doença com exatidão não é tarefa fácil. Na fase inicial, o Alzheimer apresenta sinais como perda de memória intensa, que prejudica o dia a dia da pessoa, desorientação no tempo e no espaço, dificuldades na comunicação, agressividade, características depressivas e desinteresse por atividades rotineiras.
 
Muitas pessoas relacionam a demência ao processo de envelhecimento e, além de NÃO ser correta, essa crença prejudica o diagnóstico precoce. Por isso é tão importante manter-se sempre informado sobre o tema. Na dúvida, converse com seu médico, procure um geriatra.