(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Perda de dentes aumenta o risco de incapacidade física e mental em idosos

Senior Couple In Bathroom Brushing TeethManter uma boa saúde oral pode ajudar idosos a evitar uma variedade de problemas de saúde e deficiência. No entanto, o efeito da perda de dentes sobre a saúde física ou cognitiva e bem-estar é desconhecida.
Em um estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society, pesquisadores exploraram esta conexão. Para fazer isso, eles examinaram as informações do projeto Japan Gerontological Evaluation Study (JAGES).
No estudo, a equipe de pesquisa analisou informações de mais de 60 mil pessoas residentes na comunidade com 65 anos ou mais e que não se encaixavam nos critérios japoneses para cuidados de longo prazo.
Os participantes responderam a um questionário com perguntas como:

  • Quantos dentes que tinham
  • Histórico de saúde médica e mental
  • Quantas quedas sofreram no último ano
  • Se fumavam ou bebiam álcool
  • Peso corporal
  • Quão bem conseguiam desempenhar atividades comuns da vida diária

Os investigadores observaram que idosos com perda mais significativa de dentes eram menos funcionais quando comparados com as pessoas que haviam perdido menos dentes.
A equipe de pesquisa sugeriu que é essencial que os adultos mais velhos recebam não apenas o apoio necessário para manter boas práticas de autocuidado de saúde oral, mas também o atendimento odontológico adequado.
Para acessar o estudo completo, clique aqui.
Com Health in Aging